O vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, voltou a entrar em erupção neste domingo de manhã, pouco depois de os habitantes da cidade de Grindavík terem começado a cumprir uma nova ordem de evacuação.
Esta nova erupção vem confirmar os receios do governo, que, com base na avaliação dos cientistas, decidiu que a zona continuava instável e que novas fissuras profundas no solo podiam se abrir a qualquer momento, sem aviso prévio. A cidade deve estar completamente evacuada até a noite de segunda-feira e deve permanecer interditada durante pelo menos três semanas.
“A decisão baseia-se numa avaliação de risco do comissário da polícia estatal, que tem em conta o fato de, nos últimos dias, ter se tornado claro que sabemos menos sobre as fissuras sob Grindavík do que pensávamos”, diz Guðrún Hafsteinsdóttir, Ministra da Justiça da Islândia.
Na quarta-feira, um especialista em construção civil, que estava trabalhando no preenchimento de uma das fissuras profundas, caiu nela. Foi imediatamente iniciada uma operação de salvamento, mas não foram encontrados sinais do homem desaparecido. Na sexta-feira, as autoridades foram obrigadas a suspender a operação, uma vez que o acesso às aberturas das fendas foi considerado demasiado perigoso para as equipes de salvamento.
Fonte: euronews.pt





