A cidade de Porto Nacional está comemorando conquistas significativas em relação ao acompanhamento da frequência escolar de crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família. Os números recém-divulgados revelam que o município atingiu impressionantes 93,27% de acompanhamento geral para crianças de 4 a 17 anos, posicionando-se entre as mais altas taxas em todo o país.
Com um total de 6,2 mil crianças e jovens adolescentes beneficiados pelo programa, a gestão municipal tem se destacado por assegurar o acompanhamento completo na área de educação.
Comparativamente, a média nacional de acompanhamento na área da educação é de 78,63%, enquanto na região Norte esse índice é de 72,2%. Os resultados de Porto Nacional ultrapassam essas médias, ressaltando a dedicação da comunidade e da administração municipal em promover educação para todos.
Em segmentos específicos, como crianças de 4 a 5 anos, Porto Nacional atingiu 90% de acompanhamento. Para a faixa etária de 5 a 15 anos, a cidade alcançou a marca de 95%.
A diretora do Departamento de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Eutalia Barbosa, parabenizou a gestão municipal pelos resultados notáveis. “Porto Nacional tem percentuais bastante positivos, os melhores do Brasil. Isso significa que o município tem cumprido importante tarefa no acompanhamento das crianças e adolescentes do Programa Bolsa Família”, afirmou Barbosa, elogiando o esforço da gestão para proporcionar educação de qualidade às crianças assistidas pelo programa.
O prefeito Ronivon Maciel destacou que o sucesso alcançado é resultado de um trabalho conjunto. “Agradecemos à equipe da educação, desde a gestão até a ponta, porque esses números são resultados da dedicação de cada pessoa envolvida. Além disso, entendemos a importância de acompanhar essas crianças para que elas consigam ter acessos básicos, como saúde e educação, que é o objetivo do Bolsa Família”, reforçou o prefeito.
Além do destaque na educação, Porto Nacional também se sobressai no acompanhamento dos serviços básicos de saúde para as crianças do programa, atingindo cerca de 70%, um índice notável que supera em 14 pontos percentuais a média nacional. Esses resultados ressaltam o comprometimento da cidade em garantir não apenas a frequência escolar, mas também o bem-estar geral das crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Foto: Ascom Prefeitura de Porto Nacional