Inflação na zona euro subiu para 2,9%

A taxa de inflação anual na zona euro deverá ser de 2,9% em dezembro de 2023, face a 2,4% em novembro, de acordo com o Eurostat, o serviço de estatística da União Europeia.

“Analisando as principais componentes da inflação na área do euro (20 países da UE), espera-se que os produtos alimentares, o álcool e o tabaco registrem os valores mais elevados (6,1%, face a 6,9% em novembro), seguido dos serviços (4%, estável face a novembro), bens industriais não energéticos (2,5%, que compara com 2,9% em novembro) e energia (-6,7%, em comparação com -11,5% em novembro)”, anunciou o Eurostat, nessa sexta-feira.

Os analistas alertam que as tensões geopolíticas podem complicar ainda mais a situação, como disse à Euronews Zsolt Darvas, do centro de estudos Bruegel, em Bruxelas: “A situação de segurança no Médio Oriente é um risco para os preços globais e, em particular, para os preços globais do petróleo e da energia em geral”.

“Até agora, o impacto tem sido limitado, mas uma possível escalada da situação poderá resultar num aumento dos preços do petróleo e dos preços da energia. E isso poderia ter um impacto em todo o mundo, incluindo na Europa e na zona do euro. E poderá manter a pressão inflacionista mais elevada durante mais tempo”, acrescentou.

Fonte: dn.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News