Prefeito de Porto sanciona lei de gratuidade no transporte coletivo

Segundo a prefeitura, a “medida praticamente inédita no Tocantins” é reivindicação antiga da população de Luzimangues e passa a valer em 1º de fevereiro, ao término da gratuidade das linhas que fazem a integração desse distrito com Palmas.

Um dos assuntos mais comentados do dia e elogiado por políticos: a gratuidade do transporte coletivo em Luzimangues. Nesta quarta-feira, 3 de janeiro, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, oficializou a sanção de duas leis referentes ao Conselho Municipal do Transporte e Fundo Municipal de Transporte, do final de 2023. Essas normas permitirão a implementação de subsídios para viabilizar o transporte coletivo gratuito dentro do distrito de Luzimangues.

De acordo com a prefeitura de Porto Nacional, o subsídio destinado à empresa responsável pelo transporte será de R$100 mil mensais. Atualmente, as linhas de Luzimangues atendem 600 passageiros diariamente em trajetos de ida e volta, com o custo individual de R$3,25 por cada trecho.

 

 

O prefeito de Porto Nacional afirmou que a iniciativa busca facilitar a locomoção da população dentro do distrito. Ele enfatizou que a luta pela gratuidade do transporte é uma demanda antiga e um objetivo almejado pela comunidade local há anos. “Nós estamos com um benefício que acontece em vários locais do mundo, mas é praticamente inédito no Tocantins (pelo menos diariamente). Com essa medida, estamos ajudando trabalhadores, trabalhadoras, mães de famílias, pais de famílias e estudantes que não teriam como arcar com a despesa”, ressaltou o prefeito.

A prefeitura informou que gratuidade dentro de Luzimangues começa a partir do dia 1º de fevereiro e justificou a medida, devido ao fim da integração gratuita das linhas do distrito com Palmas, o que fatalmente faria muita gente ter que pagar duas passagens.

O vice-prefeito Joaquim do Luzimangues recordou a luta antiga, que remonta à época em que ele e Ronivon eram vereadores e ambos reivindicavam transporte de qualidade em Luzimangues, região que não era bem atendida por serviços públicos. “A implementação da gratuidade será um marco fundamental para a população de Luzimangues”, pontuou.

A secretária de Desenvolvimento Distrital, Nassa Silva, recordou a luta de muitas mulheres mães de famílias que já precisaram atravessar a pé a ponte que liga Palmas a Luzimangues para trazer comida para suas mesas. Emocionada, a secretária agradeceu o prefeito pela iniciativa tão importante para o distrito. “Hoje temos a oportunidade de ajudar quem mais precisa, pois os usuários dos ônibus são as pessoas que realmente não têm outra forma de locomoção”, salientou a secretária.

Fotos: Secom/Prefeitura de Porto Nacional

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News