Porto Nacional, 3 de janeiro de 2024 – Nesta quarta-feira, o prefeito Ronivon Maciel sanciona duas leis cruciais para a mobilidade urbana no Distrito de Luzimangues: a Lei n° 2.637 (Conselho Municipal do Transporte) e a Lei Complementar n° 109 (Fundo Municipal de Transporte). Ambas, datadas de 2023, são fundamentais para viabilizar a implementação de subsídios que possibilitarão o transporte coletivo gratuito na região.
A cerimônia de sanção ocorre na sede da subprefeitura do distrito, às 9 horas, e as leis entram em vigor a partir do dia 1º de fevereiro. A medida visa criar um subsídio mensal de aproximadamente R$100 mil para a empresa responsável pelo transporte, garantindo a gratuidade aos usuários das cinco linhas que atendem Luzimangues, atualmente transportando 600 passageiros diariamente.
A criação do benefício foi necessária porque, a partir de fevereiro, a empresa não fará mais a interligação gratuita com Palmas e ainda havia previsão de aumento da tarifa. O prefeito Maciel destaca que a iniciativa visa proteger trabalhadores, estudantes, mães e pais de família, ressaltando que subsídios e transporte coletivo gratuito são práticas comuns em diversas cidades ao redor do mundo.
Luzimangues, que conta com cinco linhas operadas por sete ônibus, passará a oferecer transporte coletivo gratuito a partir de fevereiro.
Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional