Retrospectiva 2023: marcas do que se foi e se destacou ao longo do ano

Acontecimentos naturais e provocados por ações e decisões do homem marcaram, intensamente, o ano de 2023. Guerras (Rússia-Ucrânia e Israel-Hamas), conflitos agrários e urbanos, PIB, economia, meio ambiente, despedida de Siqueira Campos, eventos históricos, pré-campanhas e milhões de fatos ocorridos nos últimos 12 meses foram registrados na história como símbolos de um novo tempo.

Adeus ano velho, feliz ano novo! Chega o final de mais um ano. É momento de se fazer uma profunda reflexão sobre tudo o que aconteceu ao longo do ano na cidade, no estado, no Brasil e no mundo. É momento de olhar com extrema atenção para o retrovisor da vida, observando também, de cima do pedestal da memória, tudo o que for possível rever do que aconteceu durante os 365 dias de 2023.

Chegou a hora de cada um se perguntar onde acertou e onde errou, quais foram as conquistas sólidas, o que foi feito com o dinheiro conquistado durante os 12 meses do ano – alguma poupança ou reserva de, pelo menos, 10% de tudo o que foi produzido?

Para os que cultivam a fé e vivem sob matizes da religiosidade, é hora de fazer uma avaliação do comportamento diante de Deus, para ver, na balança espiritual, se o saldo é negativo ou positivo.

A ocasião é propícia para se contabilizar o número de novas e boas amizades feitas e o de amigos mantidos. Também chegou a hora de dar uma boa avaliada na saúde e investigar tudo o que envolve o seu quadro clínico, como peso, pressão arterial, indíce glicêmico, colesterol, visão, audição, paladar, imunidade, aparelho digestivo, coração, rins, próstata (homens), útero e mamas (mulheres), sono, respiração; enfim, é indispensável aproveitar essa desacelerada de fim de ano para fazer um check-up geral e cuidar da saúde física e mental.

Para aqueles que buscam paz espiritual e sentem prazer em fazer o bem ao próximo, é momento de praticar a caridade e exercitar a generosidade.

Este é o tempo em que cada ser humano pode se questionar, com franqueza e honestidade, tentando achar as respostas, sem vergonha ou medo de se olhar no espelho, para ver o reflexo dos seus atos ao longo do ano que está terminando e descobrir se eles causam orgulho ou vergonha.

O que basicamente marcou 2023?

Prefeitura municipal de Palmas

Após assumir o transporte público coletivo da capital, em 1º de dezembro de 2022, a prefeitura municipal de Palmas implementa diversas mudanças e anuncia benefícios para o usuário, dentre os quais se destacam a redução de 65 para 60 anos na gratuidade para os idosos e ônibus de graça nos fins de semanas e feriados.

Lula III

O Brasil assistiu, com expectativa, a posse de Luís Inácio Lula da Silva, PT, para seu terceiro mandato, em 1° de janeiro.

Brasília e o 8 de janeiro

Em 8 de janeiro de 2023, em Brasília, foram registrados atos de vandalismo, invasões e depredações do patrimônio público, cometidos por uma multidão de pessoas que invadiu e depredou edifícios do governo federal; muitas prisões foram efetuadas.

Professora Dorinha e Amélio Cayres

Em 1° de fevereiro, tomaram posse os políticos do Tocantins eleitos em 2 de outubro de 2022, com grande destaque para a Professora Dorinha (UB), eleita senadora com 395.408 votos, 50,42% dos votos válidos para o Senado. Na mesma data, também assume a presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos).

RJN: novo portal de notícias

Também em 1º de fevereiro, é inaugurado o portal de notícias Rede Jovem News (www.redejovemnews.com.br), do Grupo Jovem de Comunicação, do qual faz parte a rádio Jovem FM – 104,7.

Congresso ecumênico

No feriado de carnaval, a prefeitura de Palmas retoma o congresso Palmas, Capital da Fé, depois da interrupção do evento devido à pandemia. O maior congresso ecumênico da região Norte do Brasil reúne milhares de pessoas no estádio Nilton Santos e traz inúmeras atrações gospel e católica, dentre as quais o cantor e padre Alessandro Campos, Cassiane, Damares e outros.

Eduardo Siqueira Campos

Em março de 2023, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos) anuncia sua pré-candidatura a prefeito de Palmas nas eleições de 2024.

Cínthia Ribeiro e Wanderlei Barbosa

A prefeita de Palmas Cínthia Ribeiro (PSDB) e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) intensificam ações e obras em Palmas e no interior do estado do Tocantins, respectivamente.

Economia

O país entra em desaceleração da economia, com perda de milhares de postos de trabalho, queda de arrecadação e diminuição do PIB (Produto Interno Bruto), mas o agronegócio não é afetado.

Lires Ferneda

Em maio de 2023, Lires Ferneda, ex-prefeita de Guaraí, por indicação do senador Irajá, é nomeada superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Tocantins.

Marcha para Jesus

Marcha para Jesus, realização da Omep (Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas), traz oito atrações de renome nacional e reúne mais de dez mil pessoas na Praça dos Girassóis, um dos eventos comemorativos do 34º aniversário de Palmas (20 de maio).

Ações do governo do estado

Em Palmas, o governo do estado inaugura o quartel do Corpo de Bombeiros e a nova sede do Colégio Militar. Em Taquaruçu, inaugura o 16° Batalhão da Polícia Militar. O governador Wanderlei Barbosa também cria a Secretaria de Estado da Mulher, entregando a gestão da nova pasta para sua irmã, Berenice de Fátima Barbosa.

O adeus a Siqueira Campos

Em 4 de julho, morre José Wilson Siqueira Campos, criador do estado do Tocantins, fundador da cidade de Palmas e ex-governador deste estado por quatro mandatos. O seu velório acontece no Palácio Araguaia e o seu sepultamento no Cemitério Jardim da Saudade. O ex-governador completaria 95 anos no dia 1º de agosto, 27 dias após a sua partida.

Palácio Araguaia é renomeado

No dia 20 de julho, o Diário Oficial publica a Lei nº 4.201/2023, que altera do nome do Palácio Araguaia para Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O projeto de lei já havia sido aprovado, pela Assembleia Legislativa, no dia 6 de julho, logo após a morte do ex-governador.

Temperatura aproxima-se dos 40 graus

Com pouca chuva durante todo o ano, o Tocantins registra índices históricos de calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no Tocantins, a maior temperatura já registrada foi identificada em Palmas, no dia 13 de setembro, quando os termômetros marcaram 39,6°C.

Podemos filia pré-candidato a prefeito da capital

Em 4 de outubro, Eduardo Siqueira Campos filia-se ao Podemos, em Brasília, sendo recebido em sua nova agremiação política pela presidente nacional da sigla, deputada Renata Abreu, que avaliza seu projeto de se candidatar a prefeito de Palmas.

Câmara aumenta número de vereadores

Também em 4 de outubro, a Câmara Municipal de Palmas aumenta quatro cadeiras na Casa, passando de 19 para 23 vereadores na capital.

Aleto abre concurso público

No dia 27 de novembro, a Assembleia Legislativa do Tocantins, através do Edital nº 01/2023, abriu concurso público com um total de 107 vagas, distribuídas entre os cargos de procurador jurídico, analista, técnico e policial legislativo. O período de inscrições, aberto em 4 de dezembro, vai até 18 de janeiro de 2024.

Títulos de Cidadão Palmense

Em 4 de dezembro, a Câmara Municipal de Palmas realiza sessão solene no auditório da ATM (Associação Tocantinense dos Municípios), para entrega de 91 títulos de cidadãos palmenses a importantes personalidades.

Jair Farias

O deputado Jair Farias destaca-se como um dos maiores defensores da região denominada Bico do Papagaio na Assembleia Legislativa do Estado, lembrando o seu mestre – ex-deputado Osvaldo Reis, que foi chamado de o Rei do Bico.

Marcus Marcelo

O deputado Marcus Marcelo, em seu primeiro mandato e em seu primeiro ano na Assembleia Legislativa, também se destacou, principalmente com a convocação de duas grandes audiências públicas, uma sobre a saúde pública no estado e outra sobre os preços da tarifa de água no Tocantins, cobrada pela concessionária BRK; os eventos causaram grande repercussão na mídia.

Eduardo Mantoan

Também na Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Mantoan, em seu primeiro mandato, destaca-se como um dos mais atuantes parlamentares estaduais de 2023.

Novos ministros do STF

Lula indica mais dois ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF): Cristiano Zanin Martins e Flávio Dino de Castro e Costa.

Ex-vereadores

Os ex-vereadores Lúcio Campelo, Sadi Cassol, Tenente Célio, Tibúrcio Tolentino, Gerson Alves e Diogo Fernandes revelam que vão disputar as eleições de 2024.

Noite Gospel

O governo do estado fecha o ano com Noite Gospel, dia 29 de dezembro, com Sandro Narizeu, Grupo Amém, Delino Marçal, Kemuel e Maria Marçal.

Preço da gasolina

O ano de 2023 encerra-se com o preço do litro de gasolina sendo cobrado nos postos de Palmas na faixa de R$5,39 a R$5,59.

Fotos: Secom, Flávio Clark e Divulgação

 

Mais fotos

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News