Mercado de frango tem produção recorde frente ao aumento no preço da carne bovina

Com os constantes aumentos no preço da carne bovina, o tocantinense tem acrescentado cada vez mais o frango no cardápio.

A carne de frango nunca esteve tão presente no cardápio do tocantinense. Havia expectativas, mesmo que de forma gradual, da retomada no consumo da carne bovina, cujos preços foram às alturas com o início da crise econômica mundial e a pandemia.

Por mais que o cenário econômico tenha tido melhora, após o controle da COVID-19 e a troca de governo e da equipe econômica, a carne branca do frango continua com seu espaço garantido.

Dona Marilza lembra da mudança de consumo de carne: “Lembro que ainda resistia comprando cortes bovinos mais baratos, mas os preços foram só subindo e a alternativa foi acrescentar mais frango no carrinho. Hoje uso da criatividade nas receitas e a carne bovina acabo comprando menos”, destacou a empreendedora na fila do açougue.

De acordo com pesquisa do Cepea, as cotações de carne de frango caíram com força no mercado doméstico em 2023, resultando na produção recorde da proteína.

Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou 4,75 milhões de animais abatidos no Brasil de janeiro a setembro. Comparando com 2022, o aumento na produção foi de 4,6%. Segundo o instituto, essa pesquisa comprovou uma série histórica iniciada em 1997.

Fotos: Ministério da Agricultura e Henrique Kawaminami

 

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News