Com quatro cadeiras a mais, Câmara Municipal de Palmas motiva retorno de ex-vereadores à política

Pelo menos nove ex-vereadores de Palmas estão hoje cotados para participar do pleito eleitoral de 2024. A motivação do retorno desses quadros para a disputa pode ter sido o aumento de 19 para 23 cadeiras na Câmara Municipal da capital.

A Câmara Municipal de Palmas ganhou mais quatro cadeiras a partir da próxima legislatura, passando de 19 para 23 vereadores. Talvez seja essa a principal razão que motivou vários ex-parlamentares daquela Casa a retornarem ao processo político da capital. Os ex-vereadores Lúcio Campelo, Tibúrcio Tolentino, Tenente Célio, Gerson Alves, Diogo Fernandes e Sadi Cassol já estão em pré-campanha, enquanto os também ex-vereadores Pr. João Campos, Milton Neris e Dr. Joaquim Rocha analisam o cenário político para 2024, para decidir se entram ou não na corrida pelo mandato de vereador na 11ª legislatura do parlamento palmense.

A expectativa é de que, dos 19 atuais vereadores, 50% ou um pouco mais se reelejam. Se 11 dos 19 vereadores atuais se reelegerem, sobrarão oito vagas, que, somadas às quatro novas cadeiras, totalizarão 12 vagas. Esse número é bastante atraente para quem pretende disputar as eleições do ano que vem para o parlamento municipal.

Região sul

A região sul de Palmas, incluindo os distritos de Buritirana e Taquaruçu, onde está localizada a maior parte do eleitorado da capital, tem nove vereadores: Rubens (Aureny IV), Jonatan, Josmundo e Brasão (Aureny III), Waldson e Mauro Lacerda (Taquaralto), Marilon Barbosa e Major Negreiros (Taquaruçu) e Nego do Palácio (Santa Fé). O peso político desses parlamentares é bastante considerável naquela região, o que fortalece a possibilidade de reeleição de um número maior de vereadores do sul da cidade.

Disputa acirrada

Tanto para prefeito como para vereador, a disputa será muito acirrada no pleito eleitoral de 2024. A expectativa é de que, pela primeira vez na história política de Palmas, haja segundo turno das eleições. O primeiro turno será realizado no dia 6 de outubro (primeiro domingo do mês) e o segundo turno, se houver, será no dia 27 (quarto domingo do mês).

Foto: Flávio Clark

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News