Dez anos sem o senador João Ribeiro

Um dos mais notáveis políticos do Tocantins, João Batista de Jesus Ribeiro (20.06.1954-18.12.2013), goiano de Campo Alegre de Goiás, aos 59 anos saía da vida e entrava para história no dia 18 de dezembro de 2013, deixando uma imensa lacuna na política tocantinense.

Não resta dúvida de que o senador João Ribeiro foi um dos políticos mais notáveis da história do Tocantins; sua partida prematura, há dez anos, deixou uma lacuna na política do estado.

Empresário do ramo ótico, iniciou sua carreira política em 1982 como vereador da cidade de Araguaína, pelo PDS, seis anos antes da criação do estado do Tocantins (1988). Eleito deputado estadual ainda pelo estado de Goiás, em 1986, participou do movimento de criação do estado do Tocantins. Foi prefeito de Araguaína entre 1989 e 1992 e seguiu para a Câmara Federal em 1994, com dois mandatos consecutivos. Em 2002, elegeu-se senador pelo Tocantins. Nas eleições estaduais no Tocantins em 2010, reelegeu-se como o mais votado. Entre os anos de 2011 e 2013 foi o único representante do Tocantins na mesa diretora do Senado Federal, tendo sido eleito (internamente) para o cargo de 2º secretário, durante o biênio 2011/2013.

Morreu na manhã do dia 18 de dezembro de 2013 no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele estava internado no local desde o dia 16 de novembro de 2013, após complicações pulmonares. Neste mesmo ano, o senador passou por um transplante de medula óssea para tentar curar um tipo raro de leucemia. Com sua morte, assumiu sua vaga no Senado o goiano de Estrela do Norte, o empresário Ataídes de Oliveira, do PROS, que era seu primeiro suplente.

Passados dez anos do seu falecimento, seu nome ainda é lembrado por muitos políticos, amigos e eleitores, que guardam boas lembranças de um dos senadores que, em seus 11 anos de mandato no Senado Federal e 30 anos de mandatos, deixou um grande legado para Araguaína, Palmas, Tocantins e para o Brasil.

Sua parceria com Siqueira Campos (01.08.1928-04.07.2023), de quem era muito amigo e homem de confiança, rendeu muitos frutos para o Tocantins. Nessa segunda-feira, 18, o senador João Ribeiro foi lembrado pelo senador Eduardo Gomes, durante cerimônia de entrega de dezenas de veículos, máquinas e equipamentos para diversos municípios, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, da senadora Professora Dorinha, do deputado Carlos Gaguim e de deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

“Hoje foi um dia de grande realização e alegria, ao lado do governador Wanderlei Barbosa, senadora Dorinha, deputado Gaguim, deputados estaduais, prefeitos, vereadores; com a presença de grande público, entregamos dezenas de veículos, máquinas e equipamentos para diversos municípios. Mas é também um dia de muita saudade ao lembrar um amigo que nos deixou há dez anos, o senador João Ribeiro – um municipalista que nos ensinou que a vida acontece nos municípios, onde vive a nossa gente. Seguindo seus ensinamentos, direcionamos o trabalho do nosso mandato ao atendimento das necessidades do povo tocantinense, procurando sempre melhorar sua qualidade de vida. E lembraremos do nosso mestre, João Ribeiro”, destacou Eduardo Gomes em seu discurso.

Há dez anos, o então deputado Wanderlei Barbosa escreveu: “Lamento profundamente a perda do nosso senador João Ribeiro; o Tocantins inteiro está de luto. O amigo e companheiro João deixou um vazio enorme na política brasileira. Homem íntegro, que nunca mediu esforços para garantir benefícios para o nosso Tocantins, estado que está marcado pelo seu trabalho, empenho e dedicação, prestados em diversas áreas e que contribuíram para o nosso crescimento. Ele era um homem de um enorme coração”.

Fonte: Biografia Política e Empresarial de Palmas e do Tocantins (2014) | FOTO: Arquivo

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News