Nesse domingo, 17 de dezembro, o Fantástico: Show da Vida, programa da Rede Globo, voltou a expor influenciadores e plataformas que promovem supostos jogos fraudulentos, que são proibidos no Brasil. “Estamos firmemente comprometidos em avançar com nossa proposta, que visa pôr fim à divulgação desses jogos ilícitos, responsáveis por enganos e prejuízos significativos a muitas pessoas”, destacou o deputado federal tocantinense Ricardo Ayres (Republicanos/TO).
O parlamentar é autor do projeto de Lei 3915/2023, que visa impor uma proibição rigorosa aos influenciadores digitais quanto à publicidade de jogos de azar não regulamentados, como, por exemplo, o Jogo do Tigrinho, amplamente divulgado nas redes sociais.
Atualmente, a proposta avança para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e, posteriormente, para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será submetida a uma análise mais aprofundada antes de seguir para votação no plenário.
Esquema
No início deste mês, 3 de dezembro, o Show da Vida revelou, por meio de reportagem, uma rede de influenciadores envolvidos no Jogo do Tigre; eles foram presos nos estados do Paraná e do Maranhão. A matéria mostrou como o suposto esquema criminoso de apostas tem causado prejuízos financeiros significativos às vítimas.
Segundo o programa, uma dessas pessoas relatou ter perdido todo o seu salário em apenas 15 minutos jogando. Além disso, a reportagem destacou como supostos vencedores ostentam carros de luxo e viagens na internet, evidenciando a natureza ilícita do esquema, onde influenciadores digitais atuam como aliciadores.
Com Informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Ascom/Divulgação