O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO), usou o Instagram, nessa quinta-feira, 14 de dezembro, para defender seu voto contrário ao veto do presidente Lula e, portanto, favorável, à desoneração da folha de pagamento, que prorroga o benefício que é tão importante para empresas de 17 segmentos da economia do país. “Pela derrubada do veto presidencial e a favor da manutenção de 9,4 milhões de empregos nos 17 setores da economia”, argumentou.
Segundo o parlamentar foi fundamental que o Congresso Nacional atuasse na sessão para reverter o veto do presidente Lula à desoneração da folha de pagamento. Isso porque, conforme Ayres, beneficia diretamente a população e os setores-chave da economia brasileira. “Portanto, a derrubada desse veto não é apenas uma questão de apoio às empresas, mas uma estratégia essencial para fortalecer a economia do país e garantir postos de trabalho para toda a população”, enfatizou.
Redução de alíquotas
A desoneração da folha de pagamentos prevê empresas substituam o recolhimento de 20% de imposto sobre sua folha de salários por alíquotas de 1% até 4,5% sobre a receita bruta. Para compensar a diminuição da arrecadação do governo, o projeto também prorroga o aumento em 1% da alíquota da Cofins-Importação até dezembro de 2027. O texto determina ainda a redução, de 20% para 8%, da alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha dos municípios com população de até 142.632 habitantes.
Os 17 setores incluídos na proposta são: confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação (TI), tecnologia da informação e comunicação (TIC), projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.
Com informações da Assessoria de Imprensa e com informações da Agência Senado
Foto: Ascom/Divulgação





