MPC aponta possíveis irregularidades na contratação da decoração de Natal de Palmas

Quarta Relatoria do TCE/TO, responsável pelo processo, notificou os responsáveis.

O Ministério Público de Contas (MPC/TO), por meio do procurador Zailon Miranda Labre Rodrigues, identificou possíveis irregularidades na contratação da decoração de Natal, realizada pela prefeitura de Palmas. Entre os apontamentos feitos pelo MPC, está o aumento dos gastos das contratações no valor de R$16.790.976,00 para ornamentação em 2023, superior aos R$4.076.760,00 investidos no mesmo propósito em 2022.

Zailon Miranda questiona também o possível desrespeito aos princípios da responsividade, razoabilidade e economicidade sobre gastos específicos, como os R$834.750,00 para a locação de uma casa decorativa, R$726.150,00 para um Papai Noel gigante e R$509.950,00 destinados a uma árvore grande.

Além disso, são destacados pelo MPC indícios de violação de princípios e regras de licitações e contratos e jurisprudência pelos seguintes motivos: lote único, em vez de itens; sobrepreço; e desvantagem. Outro ponto abordado pelo procurador é a relação entre as empresas contratadas pela prefeitura de Palmas. De acordo com Zailon Miranda, duas delas têm o mesmo sócio e estão localizadas no mesmo endereço, mudando apenas a sala no prédio da sede.

Despacho TCE/TO

Responsável pela fiscalização em Palmas, a Quarta Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) recomendou aos secretários responsáveis que não sejam realizados os pagamentos relativos às contratações até que as possíveis irregularidades apontadas pelo MPC/TO sejam apuradas, utilizando ainda, o exercício do contraditório e da ampla defesa.

No despacho, foi determinado que a Diretoria-Geral de Controle Externo e a Quarta Diretoria de Controle Externo promovam fiscalização do vínculo entre as empresas contratadas.

No mesmo documento, os responsáveis foram alertados sobre a importância do cumprimento de determinação para não realizarem pagamentos sob pena de possível responsabilização, na hipótese de confirmação das supostas irregularidades. O processo já se encontra no setor competente da Corte, para que os responsáveis sejam notificados e possam exercer a ampla defesa.

Os documentos podem ser acessados na íntegra por meio do portal de consulta pública de processos do TCE/TO, e-Contas.

Clique AQUI para acessar o expediente número 15597/2023.

Prefeitura emite nota

A prefeitura de Palmas emitiu nota, nessa quinta-feira, 14, e afirma que todos os gastos foram feitos dentro da legalidade.

Confira a nota na íntegra:

“A prefeitura de Palmas informa que o processo para contratação da decoração natalina e sua instalação foi realizado dentro da legalidade. Ainda destaca que não foi notificada pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) e, caso venha a ser, responderá todos os questionamentos cabíveis nos autos do processo. E ressalta que, neste ano, a gestão municipal ampliou os pontos de iluminação e decoração natalina, como também a própria estrutura do Natal Cidade Encantada. Pontos que receberam iluminação e decoração natalina: Ginásio Ayrton Senna, Av. Tocantins (Taquaralto), Buritirana, Taquaruçu, Av. I entre Jardim Aureny I e III, TLO-05 (Taquari), Av Teotônio Segurado Sul (após o túnel da LO-19 até o Estádio Nilton Santos), Av. JK, Parque dos Povos Indígenas, Alameda Jardins – Av. NS-02, Av. LO-03, Praia da Graciosa, Av. Palmas Brasil Norte e Palmas Brasil Sul.”

Foto: Júnior Suzuki

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