Milei promete uma nova era, após receber “a pior herança” da história na Argentina

"Hoje começa uma nova era na Argentina, uma era de paz e prosperidade, uma era de crescimento e desenvolvimento, uma era de liberdade e progresso", disse o novo presidente da Argentina, Javier Milei.

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, prometeu nesse domingo uma “nova era” de “paz e prosperidade” com o seu governo, que recebe o que considerou “a pior herança” da história do país.

Hoje começa uma nova era na Argentina, uma era de paz e prosperidade, uma era de crescimento e desenvolvimento, uma era de liberdade e progresso“, disse Milei no discurso de tomada de posse, nas escadas do Congresso, para os seus apoiadores reunidos na praça em frente ao edifício.

“Nenhum governo recebeu uma herança pior do que a que estamos recebendo”, acrescentou.

Milei prometeu que não haverá “meias medidas” enquanto enfrenta décadas de gastos excessivos e dívidas. “Juro por Deus e pelo país… exercer com lealdade e patriotismo o cargo de presidente da nação argentina”, disse ele ao prestar juramento de posse.

O novo presidente argentino avisou que será necessário fazer um forte ajuste fiscal e destacou que, embora “no curto prazo a situação piore”, depois se verão os frutos desses esforços. “Não há dinheiro, não há alternativa ao ajuste, não há alternativa ao choque”, exclamou perante milhares de apoiadores que foram para a frente ao Congresso, agitando a bandeira azul e branca do país e repetindo o grito de guerra de Milei de “liberdade!”

“Seremos capazes de trabalhar e nos esforçar para realizar os nossos sonhos sem o peso dos impostos sufocantes, da inflação e da tensão de um sistema monetário que está paralisando a nossa nação.”

O evento reuniu um conjunto diversificado de líderes mundiais, incluindo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro nacionalista da Hungria, Viktor Orban.

O novo presidente afirmou ainda que o seu primeiro conjunto de medidas será apresentado ao Congresso em questão de dias.

“Como muitos de seus antecessores, Milei assume o cargo com todas as luzes de alerta ligadas”, disse Benjamin Gedan, diretor do Projeto Argentina do Wilson Center, com sede em Washington.

Fonte: dn.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News