Marcus Marcelo requer assistência a alunos com problemas de visão e audição

As ações têm como foco a identificação precoce de agravos à saúde visual e auditiva, bem como ações de promoção e prevenção, permitindo intervenções antes que impactem no desempenho escolar. O deputado busca garantir que as ações preventivas, diagnósticas e assistivas nas escolas também sejam fundamentais e efetivas.

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) solicitando assistência a alunos com problemas de visão e audição, matriculados em escolas na rede pública estadual. De acordo com o deputado, as ações têm como foco a identificação precoce de agravos à saúde visual e auditiva, bem como ações de promoção e prevenção, permitindo intervenções antes que eles impactem no desempenho escolar.

“A saúde visual e auditiva desempenham papel fundamental no desenvolvimento acadêmico e social das crianças. Realizar exames oftalmológicos e auditivos durante o período escolar é crucial para garantir que os estudantes possam ter oportunidade igual para aproveitar ao máximo a aprendizagem educacional”, traz o requerimento, apresentado em novembro.

Prevenção

O documento, após aprovado na Casa de Leis, será encaminhado ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), com cópia para a Secretaria da Educação do Estado, e trata como “importantíssimo” o projeto que tem por objetivo ofertar triagem aos educandos e, caso necessário, prover assistência integral em oftalmologia e auditiva aos que tenham problemas diagnosticados.

“A identificação de problemas visuais e auditivos traz oportunidades iguais aos estudantes de baixa renda e previne a evolução para quadros mais graves e irreversíveis, além de se evitarem a repetência e a evasão escolar, assim como relevantes limitações na qualidade de vida”, cita o deputado.

Oportunidades iguais

O documento cita, ainda, que a visão nítida é crucial para o processo de aprendizagem, pois a maior parte do conhecimento é adquirida por meio de leitura, escrita e atividades visuais. “Exames oftalmológicos periódicos podem identificar precocemente problemas de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, permitindo intervenções antes que impactem níveis de desempenho escolar.”

Sobre os exames auditivos, o deputado busca garantir que as ações preventivas, diagnósticas e assistivas nas escolas também sejam fundamentais e efetivas. “Essa situação é preocupante e propiciará a saúde integral de nossas crianças e jovens.”

Fonte: Thatiane Cunha | Foto: Divulgação

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