Palmeiras supera Flu e é o virtual campeão brasileiro; veja gols do domingo e classificação

Apenas combinação absurda de resultados tira o título dos paulistas; Bahia, Vasco e Santos tentam fugir da última vaga para a Série B.

O Campeonato Brasileiro liderado pelo Botafogo por dezenas de rodadas e até 14 pontos de vantagem terá o Palmeiras como seu vencedor. Será o oitavo título nacional do Verdão (12° se for levado em conta o Brasileirão unificado considerando títulos anteriores a 1971), sendo o segundo consecutivo. Neste domingo, diante de quase 30 mil pessoas no Allianz Parque (parte do estádio não está sendo aproveitada por causa de palco para show musical montado nas arquibancadas), o Verdão venceu o time misto do Fluminense por 1 x 0, gol de Breno Lopes, aos 30 minutos de jogo.

Mesmo com a última rodada por jogar na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, o resultado praticamente garantiu a conquista para os comandados pelo técnico português Abel Ferreira, que chegaram a 69 pontos, com 20 vitórias e saldo positivo de 31 gols. O Atlético Mineiro, segundo colocado com 66 pontos, precisaria vencer o seu jogo fora de casa contra o Bahia, torcer para o Palmeiras ser derrotado no Mineirão e ainda descontar 9 gols de saldo – por exemplo, dois placares de 0 x 5. O Flamengo, terceiro colocado, também tem 66 pontos, mas sua desvantagem no saldo em relação ao Verdão é de 16 gols.

Pelos cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de o Palmeiras levantar a taça são de 99,97%, enquanto o Galo tem apenas 0,03%.

Na partida deste domingo, o Verdão criou uma excelente oportunidade antes mesmo do primeiro minuto, mas Breno Lopes, de dentro da pequena área, completou o cruzamento rasteiro para fora.

Depois disso, o Fluminense chegou com perigo duas vezes seguidas, ambas com John Kennedy. Na primeira, o goleiro Weverton defendeu quase cara a cara. Na segunda, o atacante tentou por cobertura da entrada da área, mas a bola foi por cima.

Depois disso, no seu estilo de transições rápidas, o Palmeiras tomou conta do jogo e começou a levar perigo. Primeiro, Breno Lopes completou grande jogada de Endrick aos 18 minutos, mas o gol foi anulado por toque na mão no início da jogada.

Depois, Raphael Veiga acertou a trave em cruzamento fechado e Zé Rafael, em outra oportunidade, atirou perto do gol. Aos 30 minutos, enfim, o Verdão chegava ao gol que encaminha a felicidade. Zé Rafael faz lindo passe da intermediária e deixa Breno Lopes (foto destaque) livre, que dispara em grande velocidade e toca com precisão na saída do goleiro: 1 x 0.

Momento exato em que Breno Lopes acerta o tiro que deu a vitória ao Palmeiras; Verdão tem nove dedos e meio na taça

Aos 41 minutos, Breno Lopes balançou as redes mais uma vez, após boa jogada pela direita e cruzamento rasteiro preciso de Marcos Rocha. Contudo, após revisão do VAR por alguns minutos, a arbitragem apontou saída da bola pela linha de fundo antes do cruzamento e, assim, anulou mais um gol de Breno Lopes.

No segundo tempo, o panorama não mudou. O Fluminense ficava muito mais com a bola, mas quem criava oportunidades era o Palmeiras. Além disso, com a expulsão de Lucas da Silva aos nove minutos, a situação melhorou mais ainda para o Palmeiras.

Os paulistas criaram muitas chances, mas falharam em algumas finalizações e pararam em pelo menos três grandes defesas do goleiro Fábio. Essas ocasiões desperdiçadas, porém, não fizeram falta e o time confirmou a vitória para festa da torcida presente.

Ao longo do jogo, o Palmeiras ficou muito menos com a bola (36% x 64%), mas foi amplamente superior nas finalizações (22 x 6) e acertou mais no alvo (5 x 2).

 

Três times tentam fugir do rebaixamento
A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro foi de derrotas duras para os três times mais ameaçados pela degola: Bahia, Vasco e Santos. Todos jogaram fora de casa, mas o pior resultado foi o do Bahia, que enfrentou o lanterna e já rebaixado América em Belo Horizonte e foi derrotado por 3 x 2.

Na partida, o Bahia ficou com um a mais desde os 17 minutos do segundo tempo, quando o placar já era de 3 x 2, criou muitas oportunidades para empatar (o que tiraria os baianos da zona de rebaixamento), mas não aproveitou nenhuma das chances, inclusive duas de dentro da pequena área praticamente sem goleiro.

Everaldo abriu o placar de pênalti aos 26 minutos, mas Ricardo Silva empatou para os mineiros aos 29 minutos; Ricardo Marques virou o jogo aos 38 minutos e ampliou para 3 x 1 aos dois minutos do segundo tempo. Aos 12 minutos, Ademir descontou para o Bahia.

Renato Marques (D) marcou dois gols na partida e ajudou a complicar ainda mais o Bahia

Ao longo do jogo, o Bahia finalizou muito mais (11 x 26), com superioridade nas conclusões certas (3 x 5), e ainda terminou com mais posse de bola (42% x 58%).

O Bahia é o 17º com 41 pontos e só se salva na quarta-feira se, além do seu resultado, houver tropeço do Vasco ou do Santos. Conforme o Departamento de Matemática da UFMG, as chances de queda do Bahia são de 68,9%.

Em Porto Alegre, na Arena do Grêmio, o Grêmio venceu o Vasco por 1 x 0, com lindo gol de Luis Suárez antes do primeiro minuto do segundo tempo. O jogo, que teve 50,4 mil pessoas, marcou a despedida do astro uruguaio do time gremista.

Luis Suárez despediu-se do Grêmio em grande estilo: marcando o golaço da vitória contra o Vasco

O resultado, que mantém a ameaça de rebaixamento do Vasco, refletiu a superioridade dos gaúchos, já classificados para a Libertadores. No jogo, o Grêmio finalizou mais (13 x 8) e foi muito superior nas conclusões certas (5 x 1), enquanto os cariocas ficaram mais com a bola (46% x 54%).

Na 16ª colocação com 42 pontos, a chance de rebaixamento do Vasco, que enfrenta o Bragantino em casa na quarta-feira, é de 24,9%.

Já em Curitiba, na Ligga Arena, o outro time ameaçado pelo descenso, o Santos, levou 3 x 0 do Athletico Paranaense – gols de Vitor Bueno de falta aos 51 minutos do primeiro tempo, Madson de cabeça aos 30 minutos da segunda etapa e William Bigode aos 48 minutos da etapa final.

Madson, de cabeça, fez o segundo gol do jogo em Curitiba na vitória do Furacão por 3 x 0

O jogo teve equilíbrio nas finalizações (12 x 13) e superioridade paranaense nas conclusões certas (6 x 3) e na posse de bola (54% x 46%). O Santos possui 43 pontos, está na 15ª posição e enfrenta o Fortaleza em casa na quarta-feira. A chance de rebaixamento é 6,2%.

Outros jogos
O domingo ainda teve outros quatro jogos. No Maracanã, o Flamengo derrotou o Cuiabá por 2 x 1, na despedida de Filipe Luís (que irá se aposentar) e de Rodrigo Caio (que vai jogar em outro clube). Também no Rio de Janeiro, no Nilton Santos, o Botafogo voltou a decepcionar e não passou do empate pelo placar de 0 x 0 com o Cruzeiro. Os cariocas caíram para a quinta posição.

Em Bragança, o Bragantino derrotou o rebaixado Coritiba por 1 x 0; no Castelão em Fortaleza, o Fortaleza superou o também já rebaixado Goiás por 1 x 0.

 

Confira os melhores momentos de todas as oito partidas de domingo:

Palmeiras 1 x 0 Fluminense

 

Flamengo 2 x 1 Cuiabá

 

Bahia 3 x 2 América

 

Grêmio 1 x 0 Vasco da Gama

 

Botafogo 0 x 0 Cruzeiro

 

Fortaleza 1 x 0 Goiás

 

Bragantino 1 x 0 Coritiba

 

Athletico Paranaense 3 x 0 Santos

 

Fotos: Cesar Greco/Palmeiras, Assessoria América, Lucas Uebel/Grêmio e José Tramotin/Athletico Paranaense

Imagem: Brasileirão Assaí

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News