Eternizado pela torcida atleticana em remontadas épicas do início da década passada e depois copiado em todo o Brasil, o grito “eu acredito” voltou a ecoar no Mineirão lotado por 53,8 mil pessoas na noite de sábado. Em partida na qual não jogou bem e foi dominado em muitos momentos, o Atlético Mineiro superou o São Paulo por 2 x 1, chegou aos 66 pontos (os mesmos do líder Palmeiras) e manteve a esperança do título brasileiro.
Para ser campeão, no entanto, não será fácil. Na hipótese mais provável, o Galo precisa ganhar seu último jogo contra o Bahia em Salvador na quarta-feira, 6 de dezembro, e torcer para que o Palmeiras não vença o time misto do Fluminense neste domingo e tampouco ganhe do Cruzeiro na última rodada. Além disso, necessita contar com pelo menos mais um tropeço do Botafogo ou conquistar uma vitória ampla contra os baianos, que lhe dê vantagem no saldo de gols sobre os cariocas (hoje empatado em 23).
No jogo desse sábado, o Atlético contou com o goleiro Éverson, autor de pelo menos três defesas difíceis, além de um pouco de sorte, em tiro são-paulino que bateu na trave. Todos esses acontecimentos foram antes da movimentação do placar.
Ao longo da partida, o São Paulo foi superior na posse de bola (48% x 52%), nas finalizações (7 x 16) e nas conclusões certas (2 x 5).
Além da grande atuação do goleiro, o Atlético se respaldou nos seus heróis de sempre: Hulk e Paulinho. Hulk abriu o placar em chute da entrada da área aos 32 minutos do segundo tempo. Já nos acréscimos, o São Paulo chegou ao empate em um pênalti muito protestado pelos mineiros. Luciano cobrou e converteu aos 46 minutos.
Contudo, o Galo estava disposto a não frustrar a grande torcida presente e, aos 49 minutos, Hulk descolou um passe espetacular para Paulinho (foto destaque na comemoração), que, de frente para o goleiro, mas não com muito ângulo, atirou com maestria: 2 x 1, no 19° gol do artilheiro do campeonato. Hulk, por sua vez, tem 15 gols e 11 assistências.
Antes de acabar, Éverson ainda defendeu uma bomba de fora da área de Michel Araújo. O jogo marcou a despedida do zagueiro Réver diante da torcida. Titular nesse sábado, ele vai se aposentar na quarta-feira, no fim do campeonato. Todo o time do Atlético tinha o nome do defensor escrito nas suas camisas.
Com a derrota, o São Paulo permanece na 10ª posição, com 50 pontos.
Confira os melhores momentos de Atlético Mineiro 2 x 1 São Paulo:
Fim do tabu
Depois de 14 partidas por todas as competições, o Internacional quebrou o tabu de jamais ter vencido o Corinthians na Neo Química Arena. Nesse sábado, diante de 40,6 mil pessoas, o Timão foi derrotado pelo Colorado por 1 x 2. Os gaúchos foram superiores em quase toda a partida, com mais chances claras de gol, com exceção dos acréscimos, quando o Corinthians se atirou para frente em busca do empate.
Ao longo do jogo, o Colorado foi levemente superior na posse de bola (48% x 52%), nas finalizações (9 x 11) e conclusões certas (2 x 3).
Maurício abriu o placar aos 35 minutos de jogo em belo chute de fora da área, criado a partir de bom contra-ataque dos gaúchos. Os paulistas chegaram ao empate aos 12 minutos da segunda etapa com Ángel Romero, após erro do Inter na saída de bola.
Aos 21 minutos, o Inter fez nova jogada coletiva muito boa, Valencia tenta finalizar, é bloqueado e a bola fica com Wanderson, que chuta para o fundo do gol: 1 x 2. A partida marcou a despedida de Fábio Santos, lateral esquerdo corintiano, que irá se aposentar.
Classificado para Copa Sul-Americana de 2024, o Inter é o nono com 52 pontos. O Corinthians, que tem chances remotas de cair para Segunda Divisão, é o 13° com 47 pontos.
Confira os melhores momentos de Corinthians 1 x 2 Internacional:
Domingo com oito partidas
Neste domingo, oito jogos encerram a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida mais importante, o Palmeiras recebe o Fluminense às 16 horas no Allianz Parque, em São Paulo, com transmissão da Globo (TV Anhanguera) para todo o Tocantins.
Líder com 66 pontos, o Verdão encaminhará a conquista se vencer a partida. Além do time poderoso e embalado, os paulistas terão outra vantagem. O Fluminense jogará com time misto, pois sete dos seus principais titulares sequer viajaram para a partida – campeão da Libertadores, o clube se prepara para disputar o Mundial de Clubes na Arábia Saudita.
Também às 16 horas, Flamengo e Cuiabá enfrentam-se no Maracanã, no Rio de Janeiro. O Mengão tem escassas chances de título.
Às 18h30, seis jogos. No Nilton Santos (Engenhão), o Botafogo recebe o Cruzeiro, em jogo que envolve um time que tem chances escassas de título contra outro que ainda está na luta para não ser rebaixado. A partida é exclusiva do Premiere.
Em situação semelhante, Grêmio e Vasco medem forças em Porto Alegre, em partida do Sportv. Também pelo Premiere e na luta contra a degola tem América x Bahia. Na TNT, será possível ver Athletico Paranaense x Santos, outro time ameaçado de rebaixamento.
Confira abaixo os confrontos do domingo com horários e transmissões:
16h00 – Flamengo x Cuiabá – Premiere
16h00 – Palmeiras x Fluminense – Globo (TV Anhanguera) e Premiere
18h30 – América-MG x Bahia – Premiere
18h30 – Grêmio x Vasco – Sportv e Premiere
18h30 – Fortaleza x Goiás – Premiere
18h30 – Botafogo x Cruzeiro – Premiere
18h30 – Bragantino x Coritiba – Premiere
18h30 – Athletico Paranaense x Santos – TNT
Fotos: Assessoria Atlético Mineiro e Ricardo Duarte/Internacional