Grêmio vence, classifica-se para a Libertadores e rebaixa Goiás; veja gols da noite

Mesmo com derrota em casa, Bragantino também obtém vaga para a Libertadores e Cruzeiro empata na luta contra rebaixamento; confira classificação completa.

O que era certo agora é matemático. O Grêmio jogará a Copa Libertadores de 2024 e o Goiás está rebaixado para Série B, Na noite dessa quinta-feira, 30 de novembro, o Tricolor Gaúcho venceu o Esmeraldino por 2 x 1 de virada, na Arena do Grêmio com 38,6 mil pessoas. O jogo foi muito mais difícil do que o esperado e teve um primeiro tempo com o Goiás melhor, tanto que o time abriu o placar com Morelli, aos 28 minutos.

Pouco depois, o Goiás ainda teve chance de ampliar, mas parou no goleiro Caíque. No segundo tempo, depois de levar um susto em cobrança de escanteio (o time foi salvo por Caíque mais uma vez), o Grêmio chegou ao empate com Ferrerinha (na foto destaque junto com Cristaldo), aos cinco minutos, em linda jogada individual após receber bom passe de Luis Suárez. Seis minutos depois, Cristaldo virou o jogo em belo chute de primeira com a bola no ar da entrada da área, aproveitando falha feia da zaga do Goiás.

Superior na segunda etapa, o Grêmio criou outras ocasiões de gol, mas não converteu. Ao longo da partida, equilíbrio nos números: 51% x 49% na posse de bola, 13 x 14 nas finalizações e 7 x 6 nas conclusões certas. O Grêmio chegou aos 62 pontos, na quinta colocação e o Goiás é antepenúltimo com 35 pontos.


Confira os melhores momentos de Grêmio 2 x 1 Goiás:


Cruzeiro bombardeia, desperdiça pênalti, mas consegue empate no final
Por produção, o Cruzeiro foi muito melhor que o Athletico Paranaense no Mineirão com 36,7 mil pessoas. No entanto, futebol não é boxe e o placar de 1 x 1, com o gol de empate azul sendo marcado a seis minutos do fim do tempo regulamentar, acabou servindo para resgatar ao menos um ponto em rodada na qual todos os principais concorrentes na luta contra o rebaixamento (Vasco, Bahia e Santos) perderam em casa.

Durante o jogo, o Cruzeiro finalizou 26 vezes (contra apenas seis do Furacão), sendo nove certas (os paranaenses acertaram três vezes). Das conclusões azuis, teve bola na trave logo no início do jogo, corte do zagueiro paranaense em cima da linha no rebote, grandes defesas do goleiro Bento, incluindo um pênalti batido por Bruno Rodrigues, entre outras chances perdidas. Na posse de bola, a vantagem também foi dos locais (58% x 42%).

Dito isso, quando o Cruzeiro se aproximava da vigésima finalização sem marcar, foi castigado com Victor Roque abrindo o placar aos 20 minutos da segunda etapa, completando para o gol em bela jogada coletiva.

Aos 36 minutos, o Cruzeiro teve um pênalti para empatar, mas o chute de Bruno Rodrigues foi defendido por Bento. No rebote, Marlon ainda atirou por cima do gol. Quando tudo parecia conspirar para mais uma doída derrota em casa, o Matheus Pereira acertou um belo arremate de fora da área e empatou a partida em um golaço aos 39 minutos da etapa final.

O Cruzeiro, agora, soma 45 pontos na 14ª colocação e está quatro pontos à frente do Bahia, 17º e primeiro time na zona de rebaixamento. Já o Furacão é o oitavo com 53 pontos e jogará a Copa Sul-Americana no ano que vem.


Veja os melhores momentos do empate no Mineirão:

 

Fortaleza livre do rebaixamento
Em uma partida na qual optou por jogar no erro do adversário, o Fortaleza venceu o Bragantino por 1 x 2, no Nabizão, com 4,6 mil pessoas. Com o resultado, o Leão do Pici interrompeu sequência negativa de nove partidas sem ganhar, chegou a 48 pontos na 11ª colocação e está livre de qualquer risco de rebaixamento. Além disso, a classificação para a Copa Sul-Americana 2024, competição que disputou a final deste ano, é praticamente garantida. Por sua vez, o Bragantino, sexto colocado com 59 pontos, já se classificou para a Libertadores, pois foi favorecido pelo empate do Athletico Paranaense.

Jogadores do Fortaleza festejam gol em grande vitória no interior paulista

Com apenas 25% de posse de bola, o Fortaleza finalizou seis vezes, sendo quatro certas. O Bragantino, com 75% de posse de bola, concluiu 17 vezes, das quais seis no alvo. Todos os gols do jogo foram marcados no primeiro tempo: Yago Pikachu aos 14 minutos e Calebe aos 23 minutos para os cearenses, enquanto Eduardo Sasha descontou aos 48 minutos.

Na segunda etapa, o Bragantino ficou com dois a menos, após expulsões em agressões vistas no VAR. Mesmo assim, o goleiro João Ricardo precisou fazer uma grande defesa no final dos acréscimos, para garantir a vitória do Fortaleza.


Veja os melhores momentos da vitória do Fortaleza:

 

Fotos: Lucas Uebel/Grêmio e Felipe Cruz/Fortaleza

Imagem: Brasileirão/Assaí

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News