O Palmeiras já vê o bicampeonato brasileiro muito de perto. Com uma vitória de 4 x 0 sobre o lanterna América e fracassos rotundos dos dois principais concorrentes até então – Flamengo e Botafogo – nessa quarta-feira, 29 de novembro, o Verdão tem 84% de chance de ficar com o título nacional, conforme o site especializado em futebol Infobola.
Agora, a duas rodadas do final, o Palmeiras lidera com 66 pontos, enquanto Botafogo, Atlético Mineiro e Flamengo vêm nas posições seguintes com 63 pontos. No entanto, a vantagem não é apenas de três pontos. O Verdão tem uma vitória a mais que os concorrentes, além de um saldo de gols (segundo critério desempate) muito maior. Assim, sem grandes goleadas fora do normal, apenas uma vitória em um dos dois jogos (Fluminense em casa e Cruzeiro fora) já seria suficiente para o título. No caso de uma vitória e um empate, a conquista viria sem depender de qualquer outro resultado.
Nessa quarta, diante de 29,7 mil pessoas no Allianz Parque (que teve parte da arquibancada fechada pois há um palco de show), o Palmeiras não teve qualquer dificuldade e logo aos três minutos já abriu o placar em belo chute de Endrick (foto destaque) da entrada da área.
Sem parar de pressionar, o Verdão chegou ao segundo gol no final da etapa inicial, com Éder (contra) em tentativa de interceptar cruzamento perigoso. No segundo tempo, Flaco López marcou duas vezes – aos 43 minutos e aos 47.
Final de jogo com grande festa verde, que, no próximo domingo, já tem chance de comemorar o título de forma antecipada. Durante a partida, os paulistas tiveram menos posse de bola (46% x 54%), mas foram amplamente superiores nas finalizações (25 x 5) e nas conclusões certas (12 x 1).
Galo arrasa Flamengo no Maracanã e sonha
Com chances pequenas, 6% conforme o Infobola, o Atlético Mineiro parece ser o principal desafiante do Palmeiras. Nessa quarta, o Galo venceu o Flamengo por 0 x 3, no Maracanã repleto por 65,3 mil pessoas.
A vitória começou a ser construída aos oito minutos, com Paulinho, artilheiro do campeonato com 18 gols, que abriu o placar após receber grande lançamento de Hulk. O Flamengo, então, foi para a pressão, criou oportunidades, mas também deixava a defesa muito exposta aos contra-ataques. Mesmo nesse quadro, não houve mais gols no primeiro tempo, muito graças ao goleiro atleticano Éverson e à falta de pontaria dos atacantes.
No entanto, no segundo tempo, o Galo foi mortal já aos dois minutos e em contra-ataque espetacular Edenílson ficou frente a frente com o goleiro Rossi e não desperdiçou: 0 x 2. A partir disso, o Atlético se retraiu, tratou de impedir ocasiões inimigas e, ainda, achou outro gol em excelente contragolpe completado por Rubens aos 37 minutos.
Ao longo do jogo, o Flamengo controlou mais a bola (59% x 41%), finalizou mais (19 x 11), mas acertou menos no alvo (4 x 6).
Coisas que só acontecem com o Botafogo?
Com simples palavras é muito complicado descrever o que aconteceu no Couto Pereira sem público. O empate pelo placar de 1 x 1 entre o já rebaixado Coritiba e o Botafogo marcou a nona partida seguida dos cariocas sem vitória. O time, que viu uma vantagem na liderança de 14 pontos se esvair, sofreu mais um empate incrível – o terceiro de forma semelhante neste recorte horroroso.
Depois de atacar bastante durante todo o jogo (24 finalizações, sendo seis no alvo), mesmo sem apresentar um bom futebol, o Fogão conseguiu um pênalti nos últimos segundos dos acréscimos da etapa final. Tiquinho Soares foi para a bola, atirou e guardou: 0 x 1, aos 52 minutos.
Parecia o fim da imensa sequência negativa que há várias semanas vem castigando o torcedor botafoguense. Contudo, o destino voltou a frustrar qualquer sopro de alegria. Na saída de bola, ataque paranaense, o Coxa arma boa jogada pela direita e a defesa do time carioca, apesar de posicionada, fracassa nas tentativas de corte, até que a bola chega a Edu, que, sozinho dentro da pequena área, completa para o empate, aos 54 minutos.
Sem jogar, Vasco vence
À beira do abismo após a derrota por 2 x 4 contra o Corinthians na terça-feira, o Vasco da Gama “conseguiu” duas importantes vitórias. Bahia, principalmente, e Santos, adversários diretos na luta contra o rebaixamento, também sofreram duras derrotas em casa.
Com o apoio da grande maioria dos 46,2 mil presentes na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, o Bahia perdeu por 0 x 1 para o São Paulo, gol de Caio Paulista, aos 52 minutos do segundo tempo. Embora os paulistas tenham terminado com muita superioridade na posse de bola (32% x 68%), o jogo foi muito equilibrado em chances reais de gol, bem como nas finalizações (14 x 14) e conclusões certas (3 x 5).
Com o resultado, o Bahia ficou com 41 pontos, na 17ª colocação, primeira da zona de rebaixamento e um ponto atrás do Vasco. Caso houvesse empatado, resultado que se dava até o fim dos acréscimos, os baianos teriam saído da zona de degola, por ter vantagem no saldo de gols. A partida marcou a primeira vitória do São Paulo fora de casa no Campeonato Brasileiro.
Na Vila Belmiro lotada por 12,8 mil pessoas, o Fluminense venceu o Santos por 0 x 3, em uma noite em que nada deu certo para os paulistas, enquanto os cariocas desfilaram com a contundência e qualidade de campeão da América. Com apenas 28% de posse de bola, os santistas atacaram o tempo todo, finalizaram 27 vezes, sendo nove no alvo e ao menos duas na trave, além de um corte da zaga tricolor em cima da linha. Por outro lado, o Fluminense mostrou que o que vale é bola na rede, com nove conclusões, das quais cinco no alvo, sendo três dentro.
Os gols foram marcados por Martinelli aos dez minutos de jogo, Jhon Arias aos 36 minutos e, na segunda etapa, Germán Cano fechou o placar aos 14 minutos. O Santos, 15º com 43 pontos, segue ameaçadíssimo pelo risco de rebaixamento.
Colorado garante vaga na Sul-Americana
Com uma vitória por 0 x 2 contra o Cuiabá na Arena Pantanal, o Internacional chegou aos 49 pontos na décima colocação e garantiu vaga para a Copa Sul-Americana de 2024. Os gols do Colorado foram marcados no segundo tempo – Enner Valencia aos sete minutos e Pedro Henrique aos 44.
O Inter terminou o jogo com mais posse de bola (44% x 56%), finalizações (10 x 12) e conclusões certas (1 x 4). Cada time acertou uma bola na trave.
Jogos de quinta-feira
Nesta quinta-feira, 30 de novembro, três partidas serão realizadas. Saiba os horários e transmissões:
19h00 – Grêmio x Goiás – Premiere
20h00 – Cruzeiro x Athletico-PR – Sportv e Premiere
20h30 – Bragantino x Fortaleza – Premiere
Fotos: Cesar Greco/Palmeiras, Assessoria Atlético Mineiro, Rubens Chiri/São Paulo, Lucas Merçon/Fluminense e Assessoria Inter