O Papa Francisco cancelou a viagem a Dubai, onde iria participar da cúpula do clima, organizada pelas Nações Unidas, a COP 28, após recomendação médica, informou nessa terça-feira o Vaticano.
O pontífice “aceitou com grande pesar o pedido dos médicos, pelo que a viagem foi cancelada“, refere ainda a nota.
É referido que o Papa e o Vaticano “continuam dispostos” a fazer parte dos “debates que terão lugar nos próximos dias” durante a 28ª Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. “As formas para o efeito serão definidas o mais rapidamente possível”.
A cúpula das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas começa na quinta-feira (30 de novembro) e estende-se até 12 de dezembro na Expo City, em Dubai.
No domingo, recorde-se, o Papa Francisco revelou que estava com um “problema de inflamação pulmonar”, o que o obrigou a resguardar-se na sua residência, impedindo-o de rezar o Angelus dominical na Praça de São Pedro.
Já na segunda-feira, o Vaticano anunciou que o estado de saúde do Papa, que apresentou um quadro gripal no fim de semana, estava “bom e estável”, tendo confirmado um encontro do pontífice com o presidente do Paraguai.
“O estado de saúde do papa está bom e estável, não tem febre e a sua condição respiratória melhorou claramente”, afirmou ontem o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
Ainda que o estado clínico do Papa “tenha melhorado”, os médicos o aconselharam a não viajar para Dubai, onde iria participar da COP 28.
Fonte: dn.pt