Na abertura da antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Corinthians conseguiu uma importante vitória por 2 x 4 contra o Vasco da Gama, no São Januário lotado por quase 20,6 mil pessoas. Agora, o Corinthians praticamente está salvo de qualquer chance de rebaixamento, assumindo a 11ª colocação com 47 pontos. Já o Vasco é o 16º com 42 pontos e pode voltar para a área da degola se o Bahia pontuar nesta quarta-feira contra o São Paulo em Salvador.
Depois de ser goleado pelo Bahia em casa na semana passada, o Timão se reabilitou e em uma partida muito tensa na qual uma derrota o deixaria perto do abismo, aproveitou os muitos erros defensivos dos cariocas para capitalizar com gols.
Apoiado pela torcida, o Vasco começou bem melhor e, logo aos três minutos, cruzamento da esquerda de Luca Piton, que Puma Rodríguez cabeceia bonito do outro lado para abrir o placar: 1 x 0. O Vasco teve mais três boas chegadas, mas na única que conseguiu chutar, com Payet por cobertura da entrada da área, Cássio defendeu com alguma facilidade.
Aos 13 minutos, Giliano tenta jogada de ataque dentro da área, Medel corta esquisito, a bola sobe, é jogada para o centro da área e Ángel Romero (foto destaque) completa de cabeça para dentro do gol: 1 x 1. O Vasco não esmoreceu e voltou à carga, com três chegadas, até que aos 25 minutos arma grande jogada coletiva, com cruzamento perfeito de Pum Rodríguez da direita, que o artilheiro Pablo Vegetti acerta um lindo chute com a bola no ar para o fundo da rede: 2 x 1.
O Vasco voltou a recuar, mas dessa vez sustentou o resultado até os 45 minutos, quando falha em rebote de escanteio e a bola novamente ficou para Ángel Romero empatar de cabeça: 2 x 2.
No primeiro terço do segundo tempo, os dois times trocam uma série de ataques, sem criar chances claras. Aos 16 minutos, porém, Gabriel Moscardo recebe de Renato Augusto, avança e, de fora da área, atira forte no canto direito de Léo Jardim: 2 x 3, virada corintiana.
A partir disso, o Vasco fez mudanças ofensivas e partiu para o ataque, com muitos levantamentos, que, na maioria das vezes, foram bem cortados pela zaga corintiana. Em um dos rebotes, a bola bateu no braço aberto de um defensor paulista, mas a infração não foi assinalada. Mesmo quando o Vasco conseguiu concluir, as finalizações tampouco foram boas.
Quase no fim dos acréscimos, o Corinthians acerta um belo contra-ataque contra a zaga vascaína completamente exposta; Matheus Araújo acerta bom cruzamento rasteiro da direita e o garoto Giovane só completa de primeira: 2 x 4, placar final.
Ao longo do jogo, o Vasco teve mais posse de bola (53% x 47%), finalizações (20 x 14) e conclusões certas (9 x 5).
Confira os melhores momentos de Vasco 2 x 4 Corinthians:
Líderes em campo nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, seis partidas movimentam o campeonato. Às 19h30, o vice-líder Flamengo (63 pontos) recebe o quarto colocado Atlético Mineiro (60 pontos) no Maracanã. Também em casa, no Allianz Arena, em São Paulo, às 21h30, o Palmeiras (63 pontos) defende a liderança contra o lanterna e já rebaixado América. Essa partida terá transmissão da Globo (TV Anhanguera). No mesmo horário, o já rebaixado Coritiba enfrenta o terceiro colocado Botafogo (62 pontos) no Couto Pereira.
Já pela parte de baixo da tabela, a quarta-feira reserva Santos x Fluminense, na Vila Belmiro, às 19 horas; Cuiabá x Internacional, na Arena Pantanal, às 20 horas, e Bahia x São Paulo, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador.
Confira todos os jogos e saiba onde assistir:
Quarta-feira, 29 de novembro
19h00 – Santos x Fluminense – Premiere
19h30 – Flamengo x Atlético-MG – Premiere
20h00 – Cuiabá x Internacional – Premiere
20h00 – Bahia x São Paulo – Premiere
21h30 – Coritiba x Botafogo – Premiere
21h30 – Palmeiras x América-MG – Globo (TV Anhanguera) e Premiere
Quinta-feira, 30 de novembro
19h00 – Grêmio x Goiás – Premiere
20h00 – Cruzeiro x Athletico-PR – Sportv e Premiere
20h30 – Bragantino x Fortaleza – Premiere
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians