O ex-policial Derek Chauvin, condenado pela morte de George Floyd nos Estados Unidos, foi esfaqueado na prisão nessa sexta-feira. A notícia foi divulgada pela agência AP, segundo a qual o estado de saúde do antigo agente é grave.
Derek Chauvin, que era policial em Minneapolis, foi condenado a 22 anos e meio de prisão, acusado de ter asfixiado Floyd, em maio de 2020, uma morte que se tornou muito midiática e gerou uma enorme onda de protestos nos Estados Unidos, com dezenas de manifestações contra o racismo.
Segundo a AP, o ex-agente foi esfaqueado por um outro detido dentro de uma prisão federal do estado do Arizona, um estabelecimento prisional que tem sido alvo de críticas por falhas na segurança e falta de pessoal.
A agência federal dos Estados Unidos, responsável pela administração das prisões, reagiu, entretanto, à notícia, afirmando que os funcionários da prisão tentaram colocar termo à agressão e que o ex-policial foi imediatamente alvo de assistência, tendo sido transportado para o hospital.
Em 2020, o ex-policial foi gravado quando pressionava o joelho contra o pescoço de Floyd, durante mais de dez minutos, numa rua de Minneapolis. Outros três policiais que estavam no local também foram condenados, mas com penas menores.
Fonte: dn.pt