Reta final emocionante; seis times têm chance de título e quatro deles sonham com a conquista. Assim está o Campeonato Brasileiro a três rodadas do fim. O líder é o Palmeiras, com 63 pontos, mesmo número do Flamengo, que está atrás no segundo critério de desempate (o saldo de gols, 26 x 17 em favor dos paulistas). Na terceira colocação, vem o Botafogo, em crise técnica, mas com 62 pontos, ou seja, muito próximo dos líderes, e na quarta posição está o Atlético Mineiro, com 60 pontos. Derrotados na rodada, Grêmio e Bragantino têm 59 pontos.
Agora, todos vão ter mais três jogos para ver quem termina na frente. O verdão tem vantagem, pois, na teoria, depende só dele: com três vitórias, dificilmente ficaria sem o título, pois forçaria o Flamengo a também conquistar três triunfos seguidos e ainda descontar nove gols de saldo.
Neste domingo, 26 de novembro, no jogo que envolvia dois times da parte de cima da tabela, o Galo não teve dificuldades para fazer 3 x 0 no Grêmio na Arena MRV, em Belo Horizonte, diante de 39,3 mil pessoas.
Guilherme Arana, em golaço aos 25 minutos de partida, abriu o placar para os mineiros. Antes, o Galo já tinha acertado a trave. Zaracho, aos cinco minutos da segunda etapa, aproveitou estupenda jogada de Hulk para ampliar o placar. Hulk, aos 13 minutos do segundo tempo, ainda fez o terceiro gol.
Durante a partida, as ações ofensivas foram equilibradas; no entanto, o Atlético Mineiro teve as melhores oportunidades. A posse de bola terminou com vantagem gremista (44% x 56%). Os gaúchos também finalizaram mais (17 x 21) e houve empate nas conclusões certas (6 x 6).
Flamengo derrota lanterna
Em Uberlândia, no Parque do Sabiá com cerca de 40 mil pessoas, quase todos flamenguistas, o Rubro-negro venceu o América por 0 x 3. O jogo foi em Uberlândia porque o Coelho, lanterna e já rebaixado com apenas 21 pontos, vendeu o mando de campo.
O confronto começou muito difícil para os cariocas. Os mineiros criaram várias oportunidades nos minutos iniciais, acertaram a trave e chegaram com muito perigo algumas vezes, porém sem acertar o alvo. Assim, o time não transformou em gols os bons ataques.
O Flamengo reagiu e também começou a assustar, até que Everton Cebolinha abriu o placar aos 29 minutos de jogo.
No segundo tempo, a história mudou. O Flamengo, com sua qualidade técnica, se impôs e decidiu o jogo. Pedro (foto em destaque) ampliou aos cinco minutos e Éverton Ribeiro, de letra, fechou o placar aos 40 minutos. Ao longo do jogo, o Flamengo teve mais posse de bola (42% x 58%), finalizações (11 x 24) e conclusões certas (1 x 8).
Messias, o herói santista contra o Botafogo
No Nilton Santos (Engenhão) com 29,4 mil pessoas, Botafogo e Santos empataram pelo placar de 1 x 1, em mais um decepcionante resultado para os cariocas, que, se vencessem, voltariam à liderança do campeonato. Além disso, o placar ficou ainda mais amargo porque o empate santista chegou aos 45 minutos do segundo tempo.
Pelo lado do Santos, o ponto acabou sendo muito precioso na briga contra o rebaixamento. O time chegou a 43 pontos na 14ª colocação e abriu dois pontos de vantagem da zona de rebaixamento.
O Botafogo jogou melhor e, além de abrir o placar com Danilo Silva, de cabeça, aos 11 minutos, criou outras oportunidades muito boas para fazer mais de um gol.
Em uma delas, Messias, zagueiro santista, conseguiu tirar em cima da linha. E a tarde era dele: aos 45 minutos, o Santos faz boa jogada ensaiada em cobrança de falta, Soteldo dribla Segovinha e cruza na medida para Messias empatar o jogo.
Durante a partida, a posse de bola foi maior do Santos (44% x 56%), mas o Botafogo finalizou muito mais (18 x 8) e houve empate em conclusões certas (5 x 5).
Palmeiras arranca empate em Fortaleza
Em jogo muito difícil no qual ficou mais de 30 minutos com um jogador a menos, o Verdão conseguiu empatar por 2 x 2 contra o Fortaleza, na Arena Castelão, diante de 40,4 mil pessoas. O Fortaleza abriu o placar com Thiago Galhardo aos 20 minutos. O Leão do Pici seguiu melhor, criou chances, quase sempre na transição rápida, mas não conseguiu ampliar. Aos 14 minutos da segunda etapa, o Palmeiras erra, a bola fica com Calebe, que é derrubado por Gómez quase na entrada da área. Último homem, o zagueiro paraguaio foi expulso.
Com um a menos, o Verdão chegou ao empate com um chute de fora da área de Raphael Veiga. Aos 25 minutos, Calebe voltou a colocar o Leão do Pici na frente. Três minutos depois, o lance do jogo, que talvez possa ser também o do bicampeonato consecutivo do Palmeiras. Zé Weliton rouba a bola de Mayke e o Fortaleza chega com três jogadores frente a frente do goleiro Weverton. Os atacantes se atrapalham na hora de concluir e o chute acaba travado.
A bola pune: aos 32 minutos do segundo tempo, ataque do Palmeiras, Murilo raspa de cabeça e Zé Rafael fica com o rebote para empatar a partida e não deixar a liderança escapar.
Ao longo do jogo, o Palmeiras ficou muito mais tempo com a bola (37% x 63%), mas os donos da casa finalizaram mais (20 x 13), com superioridade nas conclusões certas (8 x 5). O Fortaleza é o 12º com 45 pontos.
Inter vence Bragantino no Beira-Rio
Vitória muito trabalhada e complicada. Assim foi Internacional 1 x 0 Bragantino, no Beira-Rio, com 22,2 mil pessoas. Com o placar, o Colorado chegou a 46 pontos, posicionando-se bem na briga para se classificar à Copa Sul-Americana de 2024, e abriu cinco pontos da zona de rebaixamento.
O gol foi marcado por Enner Valencia, de pênalti, aos 30 minutos da primeira etapa. Além do pênalti, o Inter, que foi melhor no primeiro tempo, teve outras três chegadas de perigo, contra uma do Bragantino. No segundo tempo, sem Valencia, que saiu machucado, o Inter se dedicou a defender o resultado e aguentou a pressão do time do interior paulista, que, apesar do domínio territorial, contou com apenas um lance de real perigo, em chute para fora da entrada da área de Vitinho. No mais, a defesa colorada e o goleiro Rochet conseguiram neutralizar tudo.
O Bragantino foi superior na posse de bola (33% x 67%), nas finalizações (8 x 13) e nas conclusões certas (2 x 5).
Empate sem gols no Morumbi
Em jogo com domínio do São Paulo, mas escassas chances reais de gol, o Tricolor Paulista empatou pelo placar de 0 x 0 com o Cuiabá, no Morumbi, com 32,4 mil pessoas. O resultado deixou o Cuiabá em nono com 48 pontos e o São Paulo em décimo com 47 pontos.
Os donos da casa terminaram o jogo com ampla superioridade na posse de bola (63% x 37%) e nas finalizações (19 x 3) e não permitiram conclusões certas do adversário (4 x 0).
Goiás tem última chance de vida nessa segunda-feira
Com transmissão do Sportv, o Goiás, 18º com 35 pontos, recebe o Cruzeiro, 17º e primeiro time na zona de rebaixamento com 41 pontos. A partida é a última chance de o Esmeraldino se manter vivo na luta pela permanência.
Confira os melhores momentos e os gols das seis partidas deste domingo:
Atlético Mineiro 3 x 0 Grêmio
Botafogo 1 x 1 Santos
Fortaleza 2 x 2 Palmeiras
São Paulo 0 x 0 Cuiabá
América 0 x 3 Flamengo
Internacional 1 x 0 Bragantino
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo, Pedro Souza/Atlético e Ricardo Duarte/Internacional