O jogo de abertura da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro serviu para embolar por completo a luta contra o rebaixamento. Em São Paulo, na Neo Química Arena quase lotada por 39,4 mil pessoas, o Bahia massacrou o Corinthians por 1 x 5 e chegou a 41 pontos, na 15ª colocação. O resultado, de certo modo surpreendente pelo tamanho do placar, faz com que a diferença do agora 17º e primeiro time na zona de degola, Cruzeiro com 41 pontos, ao 11º – Fortaleza com 44 pontos – seja de apenas três pontos. O Timão está nesse bolo, pois é o 12º com 44 pontos.
O massacre baiano em São Paulo foi construído com muita contundência, velocidade e estratégia do técnico Rogério Ceni, que abdicou de ter muitos atacantes em troca de um meio campo muito povoado e ágil – praticamente 3-6-1 sem atacante definido. O Timão teve muito mais posse de bola (66% x 34%), mas houve equilíbrio nas finalizações (14 x 13) e o Bahia acertou mais o alvo (4 x 7). Além disso, as principais chances de gol foram dos baianos, que converteram os dois pênaltis obtidos no jogo.
A partida começou com o Tricolor da Boa Terra balançando as redes. Logo aos quatro minutos, Luciano Juba cobrou escanteio da esquerda e Rezende (foto destaque), sozinho, desviou de cabeça no canto: 0 x 1. Quando o Corinthians tentava se reequilibrar para buscar o empate, Cauly tabelou com Thaciano dentro da área, se livrou de dois marcadores e atirou bonito no ângulo: 0 x 2, aos 16 minutos.
O técnico Mano Menezes promoveu mudanças tentando melhorar o seu ataque, mas foi o Bahia que voltou a balançar as redes. Primeiro, Thaciano desviou cabeçada de Cauly para o fundo do gol, mas o lance foi corretamente anulado por impedimento. Não demorou muito e Gil pisou em Biel dentro da área. O árbitro Marcelo de Lima Henrique não assinalou a infração, porém foi chamado pelo VAR e corrigiu a marcação. Pênalti, Thaciano na bola e gol: 0 x 3, aos 29 minutos da primeira etapa.
Em grande desvantagem, o Corinthians foi para cima, mas também deixava espaços. Os dois times tiveram boas oportunidades até o final do primeiro tempo, inclusive exigindo defesas difíceis dos goleiros Marcos Felipe (Bahia) e Cássio (Corinthians).
No começo da segunda etapa, o panorama não mudou. O Corinthians tinha muita posse de bola, tentava atacar, mas se defendia mal em todas as estocadas dos baianos. Mesmo assim, no abafa, o Corinthians aproveitou erro de saída de bola do Bahia e, após um rebote, Renato Augusto pegou a bola da entrada da área e atirou no ângulo: 1 x 3, aos 22 minutos da segunda etapa.
A torcida do Corinthians aumentou o apoio e tentou empurrar o time para buscar gols no quarto final do jogo e quem sabe o empate. Nada feito. Aos 30 minutos, grande contra-ataque de Ademir, que havia acabado de entrar, tabela com Cauly, recebe de volta cara a cara e toca bonito sem chance de defesa para Cássio: 1 x 4. Pouco depois, Fagner teve uma boa oportunidade para descontar, mas atirou para fora.
Na reta final do jogo, Ademir recebe dentro da área e é derrubado por Gil, que cometeu o segundo pênalti na partida. Thaciano atirou e aguardou: 1 x 5, aos 40 minutos do segundo tempo. No final do jogo, muitos protestos do torcedor presente e algumas invasões no campo, contidas pela segurança.
Veja os melhores momentos de Corinthians 1 x 5 Bahia:
Jogos do final de semana
A rodada do Campeonato Brasileiro segue neste sábado com dois jogos: Athletico Paranaense x Vasco da Gama, na Ligga Arena, em Curitiba, às 19h30, com transmissão pela televisão do TNT, e às 21 horas Fluminense x Coritiba, no Maracanã, com transmissão do Sportv. Caso o Coxa não ganhe, estará rebaixado.
No domingo, são seis partidas. Às 16 horas, com transmissão da Globo (TV Anhanguera), Botafogo x Santos, no Nilton Santos (Engenhão). No mesmo horário, na Arena MRV, tem Atlético Mineiro x Grêmio. Às 18h30, são quatro jogos, todos com transmissão apenas do Premiere: Fortaleza x Palmeiras, na Arena Castelão; América x Flamengo, no Parque do Sabiá, em Uberlândia (o Coelho, já rebaixado, vendeu o mando de campo); São Paulo x Cuiabá, no Morumbi; e Internacional x Bragantino, no Beira-Rio.
Na segunda-feira, com transmissão do Sportv, o Goiás recebe o Cruzeiro às 21 horas no Hailé Pinheiro (Serrinha), na última cartada do Esmeraldino para manter chances reais de escapar do rebaixamento.
Confira, abaixo, todos os jogos que restam da 34ª rodada:
Sábado, 25 de novembro
19h30 – Athletico Paranaense x Vasco da Gama – TNT
21h00 – Fluminense x Coritiba – Sportv e Premiere
Domingo, 26 de novembro
16h00 – Botafogo x Santos – Globo e Premiere
16h00 – Atlético-MG x Grêmio – Premiere
18h30 – Fortaleza x Palmeiras – Premiere
18h30 – América-MG x Flamengo – Premiere
18h30 – São Paulo x Cuiabá – Premiere
18h30 – Internacional x Bragantino – Premiere
Segunda-feira, 27 de novembro
21h00 – Goiás x Cruzeiro – Sportv e Premiere
Fotos: Felipe Oliveira/Bahia