Eliminatórias: Brasil é derrotado em casa pela primeira vez na história; veja lances

Seleção até faz jogo equilibrado com a Argentina, mas volta a fracassar; time é apenas o 6° entre os 10 do Classificatório.

Acabou! O recorde que se iniciou na já longínqua classificação para a Copa de 1954 e durava quase sete décadas, com 64 jogos no período (estatística atualizada pelo comunicador espanhol Alexis María Martín, o MisterChip, especialista em dados do esporte) não existe mais. Com a derrota por 0 x 1 contra a Argentina diante de um Maracanã com 68,1 mil pessoas, o Brasil deixou de ostentar a marca de jamais ter sido derrotado em casa pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Agora, apenas a Espanha tem esse tabu a defender.

Muito além do futebol, a noite começou triste no Maracanã. Pouco depois dos hinos, uma pancadaria atrapalhou o início da partida, com torcedores dos países, que não estavam separados, brigando e depois a Polícia Militar agindo de forma enérgica, inclusive com desproporcionalidade, contra os argentinos. Atuais campeões do mundo, os jogadores da Albiceleste viram, foram até o local da confusão e, preocupados e insatisfeitos com o que aconteceu, negaram-se a começar a partida, saindo de campo.

O jogo só foi começar mesmo às 21h57, 27 minutos depois do horário marcado. E o clima tenso da arquibancada transferiu-se para o campo, com faltas duras, especialmente do lado brasileiro. Aos quatro minutos, inclusive, Gabriel Jesus escapou de ser expulso, após acertar a mão no rosto de Rodrigo de Paul. Mesmo com o jogador argentino sangrando, o VAR não chamou o árbitro para rever o lance e Gabriel Jesus ficou só com cartão amarelo.

O jogo desenvolveu-se e praticamente não houve boas ações de ataques no primeiro tempo, de 22 faltas, sendo 16 praticadas pelos brasileiros. Na única grande chance, escanteio para o Brasil, o goleiro Dibu Martínez tira o cruzamento e Martinelli pega o rebote, ajeita rápido e chuta do jeito que dá, da entrada da área, mas Romero salva a Argentina em cima da linha.

Apesar das muitas faltas, o Brasil marcou bem e não permitiu oportunidades para os campeões do mundo. No segundo tempo, o Brasil seguiu marcando forte e tentando criar jogadas de ataque na transição em velocidade. Aos dez minutos, Raphinha recebe lançamento na ponta direita, ganha de Acuña, fica de frente para o goleiro, mas Dibu fecha bem o ângulo e defende o chute. Aos 13 minutos, Gabriel Jesus fica com lateral na esquerda, faz grande jogada individual e, quando entraria na área, a bola resvala para Martinelli cara a cara. O atacante do Arsenal chuta, mas não muito bem, facilitando a boa defesa de Dibu.

Aos 18 minutos, a resposta mortal da Argentina. Escanteio pelo lado esquerdo, que Lo Celso cobrou no coração da área, Otamendi subiu bonito (lance na foto destaque) e cabeceou no ângulo direito do goleiro Alisson, sem qualquer chance de defesa: 0 x 1.

Depois disso, o Brasil até teve algumas chegadas, enquanto a Argentina ensaiava o contra-ataque, mas nada de boas oportunidades criadas. Aos 37 minutos, Joelinton foi expulso por acertar o rosto de De Paul, em lance que não pareceu violento e nem proposital. Com um a menos, a Seleção abusou dos cruzamentos e não levou perigo aos argentinos.

Com o resultado, o Brasil fica com sete pontos e é apenas o sexto colocado entre os dez do classificatório. As Eliminatórias só retornam agora em setembro do ano que vem.

Veja os melhores momentos de Brasil 0 x 1 Argentina:

 

https://www.youtube.com/watch?v=BbnE0c855TIClique aqui e veja imagens da briga no Maracanã.

Confira a classificação completa das Eliminatórias Conmebol da Copa do Mundo de 2026:

 

Fotos: AFA (Asociación Argentina de Futbol)

Imagem: Reprodução Google

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News