Comissão aprova emenda de R$1,1 bi para ampliação da Hidrovia do Arco Norte

Segundo o senador, essa obra é essencial para destravar o gargalo logístico e aumentar a competitividade da produção brasileira em mercados globais.

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou, nesta semana, uma emenda de autoria do senador tocantinense Irajá (PSD/TO), destinando R$1,1 bilhão para a obra de ampliação da Hidrovia do Arco Norte, formada pelos rios Tocantins e Araguaia. A emenda agora será encaminhada para análise da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

A Hidrovia do Arco Norte está na lista de prioridades do Novo PAC do governo federal. A ideia é criar um canal de escoamento para que a produção de grãos das regiões Norte e Centro-oeste chegue aos mercados da América do Norte, da Europa e do Oriente Médio com preços mais competitivos.

Segundo Irajá, essa obra é essencial para destravar o gargalo logístico e aumentar a competitividade da produção brasileira em mercados globais. “Essa hidrovia vai beneficiar os estados do Norte e Centro-oeste, responsáveis por 60% da produção de grãos do Brasil. O custo do transporte rodoviário é 110 dólares por tonelada. Já na hidrovia, cai para 60 dólares por tonelada”, pontua Irajá.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News