Em má fase, há três jogos sem vencer, sendo duas derrotas seguidas, e recebendo a campeã do Mundo Argentina de Lionel Messi, o Brasil tenta, nesta terça-feira, às 21h30, no Maracanã, manter o tabu histórico de jamais ter sido derrotado em casa pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O jogo terá transmissão da Globo (TV Anhanguera) e Sportv.
A participação brasileira no classificatório começou na já longínqua disputa de vaga para a Copa do Mundo de 1954, na Suíça. Desde então, nem sempre o Brasil precisou disputar as eliminatórias, pois, até a Copa de 2002, o campeão tinha a vaga assegurada ao torneio seguinte, sem precisar disputar a classificação em campo.
Contudo, em todas as vezes que precisou ir a campo pelas Eliminatórias, a Canarinho nunca perdeu em casa. A invencibilidade dura 60 jogos (há fontes que apontam 58). Nessa quarta, o desafio para manter a escrita é dos mais difíceis. A grande rival futebolística Argentina lidera as Eliminatórias com 12 pontos em cinco jogos e, para completar, o time de Messi e companhia ainda vem mordido pela dura derrota em plena Bombonera, em Buenos Aires, por 0 x 2, contra o Uruguai no clássico do Rio da Prata.
Prováveis times
Dentro de campo, o Brasil deve manter o esquema bem ofensivo, com quatro atacantes, característico de Fernando Diniz. Além disso, o time não terá Vinícius Júnior, uma das estrelas do Real Madrid, que se machucou na semana passada na derrota contra a Colômbia.
O time do Brasil deve ir com: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; André e Bruno Guimarães; Rodrygo, Martinelli, Gabriel Jesus e Raphinha. Inclusive, foi esse o time que treinou (foto destaque) nesta segunda-feira, na Granja Comary, no Rio de Janeiro.
Já a Argentina pode ter mudanças na escalação. O técnico Lionel Scaloni costuma fazer trocas no time para melhor se adaptar ao adversário – ele fez isso na Copa do Mundo do Qatar e deu muito certo. Outro motivo para as modificações é que a Albiceleste não jogou bem na derrota contra o Uruguai.
A escalação argentina projetada pela CNN Brasil é a seguinte: Emiliano Martínez; Molina, Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernández e Mac Allister (Paredes); Dí María (Nico González), Messi e Lautaro Martínez (Julián Álvarez).
Foto: Joilson Marconne/CBF