Kiev alerta para golpe contra Zelensky

O nome de código é Maidan 3 e responde a um plano que tem como objetivo derrubar Volodymyr Zelensky, anunciou o próprio aos jornalistas quando admitiu que o país se debate de novo com falta de munições.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky revelou que Moscovo está a tentar criar o caos na sociedade ucraniana para depois colher os frutos. “Os nossos serviços secretos têm informações, que também vieram dos nossos parceiros”, disse Zelensky, citado pela Bloomberg.

O nome do plano é uma referência à praça da Independência de Kiev, o epicentro das revoltas de 2004 e 2014. “Maidan é um golpe para eles, por isso a operação é compreensível”, comentou, embora não tenha dado mais pormenores sobre o plano.

Horas depois de Zelensky ter reconhecido que a guerrra Israel-Hamas tornou mais difícil para o seu país receber assistência militar, os Países Baixos anunciaram um pacote de ajuda no valor de dois mil milhões de euros para 2024, e a Finlândia mais cem milhões de euros na vigésima entrega de material para Kiev. Por razões de segurança, a informação sobre o que vai ser fornecido ficou em segredo.

Ainda no que respeita às munições, o presidente francês Emmanuel Macron, em visita à neutral Suíça, disse que as autoridades de ambos os países estão em negociações para que Berna autorize a reexportação de material de guerra produzido no país, uma pretensão que foi rejeitada pelo parlamento da federação helvética. Além de munições, está também em jogo mais de 90 tanques Leopard 1, produzidos na Suíça e armazenados em Itália.

No terreno, as autoridades ucranianas afirmam ter estabelecido várias cabeças-de-ponte (bases) na margem esquerda do rio Dniepre, numa operação com forças conjuntas. Os avanços receberam palavras de elogio de Zelensky aos militares envolvidos.

Fonte: dn.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News