Realismo Mágico: após sofrer com pai sequestrado, Luis Díaz é herói da Colômbia em virada contra o Brasil

Jogador, que viveu imenso drama pessoal, marca duas vezes e emociona estádio em Barranquilla; veja melhores momentos.

Pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil perdeu para a Colômbia, na noite desta terça-feira, 16 de novembro, no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, pelo placar de 2 x 1. Com o resultado, a Seleção Canarinho (nesta noite de azul) é apenas quinta colocada na classificação, com 7 pontos.

Como em um conto de realismo mágico do grande escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez (1927-2014), Gabo, tudo começou muito difícil para os locais e bem demais para os visitantes, com o Brasil envolvente nos primeiros minutos e criando uma oportunidade espetacular pela direita, com cruzamento na cabeça de Vinícius Júnior e a bola passando por cima do gol. Aos 4 minutos, Vinícius Júnior e Gabriel Martinelli fazem bom tabelamento, com muita técnica e, dentro da área, o jogador do Real Madrid rola para Martinelli completar para o fundo do gol: 0 x 1.

Vinícius Júnior foi muito bem marcado e ainda saiu machucado no primeiro tempo; ele fazia boa partida e deu assistência para o gol

O gol coroava o início perfeito do Brasil. No entanto, a Colômbia tinha outros planos e estava decidida a buscar a primeira vitória contra o Brasil por Eliminatórias na sua história. E logo os cafeteiros tomaram conta das ações e criaram pelo menos quatro oportunidades, três delas com Luis Díaz (foto destaque, camisa 7) e uma com Carrascal. Aliás, Luis Díaz, que vem de imenso drama pessoal, nunca desistiu e mesmo perdendo algumas oportunidades buscou o jogo o tempo todo.

O Brasil, embora sob pressão, era perigoso em suas estocadas e qualquer um poderia ter feito gols, que não aconteceram mais no primeiro tempo. O Brasil ainda perdeu Vinícius Júnior por lesão aos 27 minutos de jogo. João Pedro, que não fez uma boa partida, entrou no lugar dele.

No segundo tempo, a Colômbia aumentou a busca para inverter o resultado, mas também corria risco. Tanto que, enquanto desperdiçava as oportunidades criadas, viu seu goleiro Camilo Vargas fazer uma defesa espetacular e outra bola explodir na trave.

Depois de muito atacar, chegou o prêmio para a Colômbia. Cruzamento da esquerda e Luis Díaz, dentro da pequena área, cabeceou sem qualquer chance para Alisson: 1 x 1, 30 minutos. O gol emocionou todo o estádio, pois Luis Díaz, que joga no Liverpool, viu guerrilheiros colombianos sequestrarem seu pai Luis Manuel Díaz por 12 longos dias. O sequestro acabou no dia 9 de novembro.

O pai do jogador estava no estádio e não escondeu a emoção ao ver o filho marcar. A noite cafeteira não ficou só no empate. Quatro minutos depois, em um episódio que lembra o realismo mágico (desta vez com final feliz) tantas vezes descrito em seus livros por Gabo, cruzamento da esquerda e outra cabeçada indefensável de Luis Díaz: 2 x 1, muita emoção no estádio e no pai do jogador que precisou ser segurado por outros torcedores para não cair quase que desmaiado.

Lance de Luis Díaz contra a zagueiro Marquinhos; Colombia teve superioridade nas finalizações

Alguns pontos deixam a noite ainda mais marcante: O time do goleiro brasileiro Alisson também é o Liverpool, assim, os dois são companheiros de clube na Inglaterra. No meio do drama, Luis Díaz chegou a vir para Colômbia para tentar a liberdade do pai, mas não teve sucesso.

Ele voltou para a Inglaterra e, em um jogo no qual o time perdia para o Luton Town no dia 5 de novembro, entrou nos minutos finais e empatou (também de cabeça) a partida nos acréscimos, levantando uma camisa branca com as palavras “Libertad para papá (Liberdade para papai)”.

Nos minutos finais, o Brasil até tentou algo, o técnico Fernando Diniz colocou o garoto Endrick, mas não foram criadas chances para empatar o jogo.

Ao longo da partida, o Brasil até dominou a posse de bola (39% x 61%), mas a Colômbia finalizou muito mais (23 x 12), com ampla vantagem nas conclusões certas (10 x 3).

Na próxima rodada, o Brasil enfrenta a campeã do Mundo Argentina, no Maracanã, na terça-feira, 21 de novembro, às 21h30. O Brasil, em má fase, defenderá um tabu histórico, pois a Seleção jamais foi derrotada em casa em partida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Nesta rodada, a Argentina foi derrotada em Buenos Aires, por 0 x 2, pelo Uruguai.

Confusão e briga na entrevista coletiva
Em outro episódio com ar surreal, mas este profundamente negativo, assessores de comunicação e equipes de apoios das duas seleções trocaram socos e ofensas por divergência sobre as placas de publicidades das entrevistas coletivas após a partida.

Para ver imagens da confusão, clique neste link.

Veja os melhores momentos de Colômbia 2 x 1 Brasil:

 

Fotos: Federação Colombiana de Futebol e Hugo Sena/CBF

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News