A Delegacia de Polícia Federal em Araguaína realizou, nesta segunda-feira, 13, uma ação de destruição de diversos imóveis rurais utilizados por uma organização criminosa para o armazenamento de drogas, em um esquema de tráfico internacional. A execução teve respaldo de um mandado judicial de destruição de propriedade emitido pela 1ª Vara Criminal da Justiça Federal de Araguaína, TO, atuando em propriedades localizadas no Parque Nacional da Chapada das Mesas, em Carolina, MA.
Esta ação foi um desdobramento da investigação criminal desencadeada em abril deste ano, denominada Operação “Rota Caipira”. O trabalho foi realizado em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).
A Operação “Rota Caipira” teve como foco reprimir e prevenir o tráfico internacional de cocaína, proveniente de países andinos como Bolívia, Peru e Colômbia, com destino a estados do Norte e Nordeste do Brasil. Essa ação foi realizada por uma organização criminosa especializada no transporte aéreo de drogas, utilizando estruturas logísticas no Brasil, principalmente nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão.
Os indiciados pela Polícia Federal no Inquérito Policial já foram denunciados e respondem a ação penal, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação para o tráfico, tráfico internacional de drogas, organização criminosa internacional, entre outros.
Imagens: ASCOM PF/TO