Com 62 pontos, o Palmeiras assumiu, na noite desse sábado, 11 de novembro, a liderança do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Internacional por 3 x 0 na Arena Barueri (o Allianz Parque está cedido para show musical) diante de 19,3 mil pessoas. Para manter a dianteira neste domingo, o Verdão precisa que Botafogo e Grêmio, ambos com 59 pontos, não vençam seus compromissos.
Nesse sábado, o jogo começou equilibrado, com o Inter tendo o controle da bola e boas oportunidades e o Palmeiras criando através de um ataque mais verticalizado. Depois de algumas boas chegadas do Palmeiras, o Inter criou uma grande chance aos 13 minutos, com Valencia cruzando da direita e Alan Patrick, sozinho, na pequena área, furando em bola quando era só completar.
Aos 19 minutos, os paulistas responderam com Endrick recebendo a bola fora da área e disparando um forte chute que bateu na trave. Aos 21 minutos, o Colorado volta à carga: Wanderson atira de fora da área, Weverton defende parcialmente, a bola sobra para Alan Patrick, que tira da marcação e, cara a cara, chuta, mas Weverton volta a fazer uma grande defesa.
Aos 23 minutos, Weverton brilhou de novo, salvando o Palmeiras mais uma vez. Valencia fica com sobra de cruzamento e pega bonito na bola, mas o goleiro palmeirense defende no canto direito e o time Colorado não consegue pegar o rebote.
Depois disso, mesmo com muito mais posse de bola, o Inter não conseguiu criar, enquanto o Palmeiras forçava erros da defesa e pressionava. Aos 34 minutos, Endrick deixou Breno Lopes na cara do gol, mas Rochet fez grande defesa. Aos 38 minutos, em lance de dupla sorte, o Palmeiras abriu o placar. Ataque pela direita do Verdão, erro de passe, a bola espirra em Aránguiz e fica para Zé Rafael (esquerda, na foto destaque com Endrick) sozinho, bater da marca do pênalti. Ele não pega muito bem na bola, mas ela desvia em Vitão e entra: 1 x 0.
O Inter sentiu o gol e os verdes chegaram mais duas vezes no ataque no primeiro tempo. Em ambas as ocasiões, Rochet defendeu.
O segundo tempo começou do mesmo jeito. Muita posse de bola do Inter e o Palmeiras com mais contundência. Mesmo assim, o Colorado voltou a criar uma grande chance aos 11 minutos em excelente tabela de Alan Patrick e Valencia. Da risca da área, o equatoriano disparou uma bomba, mas a bola foi no meio do gol e Weverton espalmou para escanteio.
Três minutos depois, o Palmeiras voltou a ser letal. Desta vez, Jhonny foi desarmado na intermediária por Raphael Veiga, que passou para Endrick disparar uma bomba de fora da área e marcar, aproveitando que Rochet nem sequer bem colocado estava, pois foi surpreendido com o companheiro perdendo a posse.
Depois disso, o Palmeiras só administrou e o Inter não mostrou qualquer força para reagir. Aos 43 minutos do segundo tempo, o Palmeiras ainda aproveitou um bom contra-ataque e ampliou o placar com Rony, que completou cruzamento de Vanderlan após grande jogada individual: 3 x 0, para festa da maior parte da torcida presente.
Ao longo do jogo, o Inter controlou muito mais a bola (38% x 62%), mas o Palmeiras finalizou bem mais (18 x 7) e concluiu o dobro de vezes certas (10 x 5).
O Inter segue com 43 pontos, na 12ª colocação, pode perder posições neste domingo e vai precisar somar pontos para não correr risco de rebaixamento.
Veja os melhores momentos de Palmeiras 3 x 0 Internacional:
Invasão de gramado, batalha campal e vitória do Coxa no final
No Durival de Britto (Vila Capanema) com 7,2 mil pessoas, o Coritiba venceu o Cruzeiro por 1 x 0 com gol de Robson, aos 46 minutos do segundo tempo. O placar e o jogo (que não foi disputado no Couto Pereira porque o estádio está cedido para show musical), porém, ficaram em segundo plano.
Imediatamente após o gol do Coxa Branca, boa parte da torcida do Cruzeiro, revoltada com a situação do time, 17º com 37 pontos e na zona de rebaixamento, invadiu o gramado. Os jogadores rapidamente saíram do campo de jogo, mas parte dos apoiadores do Coritiba também foi para o gramado e ambas as parcialidades promoveram uma verdadeira batalha campal. Só alguns minutos depois, o policiamento agiu e separou as brigas.
Com a paralisação da partida (faltava jogar os seis minutos dos acréscimos), muita gente foi embora. Contudo, a arbitragem, comandada por Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC), reiniciou o jogo 35 minutos depois da confusão. Nos poucos mais de seis minutos, não houve lances relevantes e a partida terminou mesmo 1 x 0.
Durante o jogo, o Cruzeiro foi melhor, com superioridade na posse de bola (44% x 56%), nas finalizações (7 x 13) e nas conclusões certas (3 x 4). Os mineiros também tiveram as melhores oportunidades, viram um gol ser anulado por revisão do VAR por centímetros, desperdiçaram uma chance clara e acertaram a trave em outra ocasião. O Coxa, praticamente, criou uma boa chance no primeiro tempo e fez o gol no final da partida, após falta jogada na área muito bem completada por Robson.
Mesmo com a vitória, o Coritiba é penúltimo com 29 pontos e tem escassas chances de fugir do rebaixamento.
Veja os melhores momentos de Coritiba 1 x 0 Cruzeiro:
Veja as imagens da batalha campal na Vila Capanema:
Em grande jogo, empate no Fla-Flu com Maracanã cheio
O Maracanã com 64,4 mil pessoas viu um grande jogo no empate de 1 x 1 no clássico Flamengo e Fluminense. Cada time dominou um tempo, com o Rubro-negro muito superior na primeira etapa e o campeão da América melhor na metade final do jogo.
O resultado acabou sendo pior para o Flamengo, quinto colocado com 57 pontos. O Mengão viu o Palmeiras abrir vantagem e pode ver outros concorrentes ao título somarem pontos neste domingo.
Depois de quatro boas chegadas, inclusive uma bola na trave chutada por Everton Cebolinha, o Flamengo abriu o placar aos 47 minutos de jogo com De Arrascaeta, em grande ação individual, concluída com chute certeiro da entrada da área.
No segundo tempo, Fernando Diniz fez três trocas e o controle do jogo e as melhores ações passaram a ser do Tricolor. Após uma pressão inicial, o empate chegou aos 17 minutos com Yony González, que conseguiu empurrar a bola para o fundo do gol mesmo meio atrapalhado em dividida com o goleiro Rossi, depois de Arias escorar de cabeça para o meio da área.
O Fluminense ainda exigiu uma boa defesa de Rossi, mas o placar não se alterou mais. Ao longo da partida, o Fluminense teve superioridade na posse de bola (41% x 59%) e nas finalizações (11 x 13), mas acertou menos o alvo (7 x 4).
O Tricolor é oitavo com 47 pontos.
Veja os melhores momentos de Flamengo 1 x 1 Fluminense:
Partidas deste domingo
Neste domingo, às 16 horas, dois jogos que também podem começar a decidir o título. Em Porto Alegre, com transmissão da Globo (TV Anhanguera) para todo o Tocantins, o vice-líder e embalado Grêmio recebe o Corinthians, que todavia necessita de pontos para se afastar da parte de baixo. No mesmo horário, no Nabizão, em Bragança Paulista, o Bragantino, terceiro colocado com 58 pontos, recebe o líder Botafogo com 59 pontos. A partida no Tocantins é exclusiva do Premiere.
Às 18h30 tem cinco jogos diferentes. No Sportv, Bahia e Atlético Paranaense, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador. Os outros jogos são todos do Premiere: Santos x São Paulo, na Vila Belmiro; Atlético Mineiro x Goiás, na Arena MRV, Cuiabá x Fortaleza, na Arena Pantanal e Vasco x América, em São Januário.
Fotos: Cesar Greco/Palmeiras e Gabriel Thá/Coritiba