Na raça, Corinthians vence Grêmio, afasta perigo e “ajuda” Palmeiras; veja todos os gols do domingo

Botafogo deixa a liderança, Vasco e Galo ganham em casa; confira classificação do Campeonato Brasileiro.

Apesar de atuar com um a menos por 71 minutos, o Corinthians conseguiu uma enorme vitória por 0 x 1 contra o Grêmio, em Porto Alegre, diante de 51,8 mil pessoas na Arena, neste domingo, 12 de novembro, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Corinthians chegou aos 44 pontos na 11ª colocação e abriu sete pontos do Cruzeiro, primeiro time na zona de rebaixamento. Já o Grêmio, terceiro colocado com 59 pontos, desperdiçou a oportunidade de chegar à liderança do campeonato e vê suas chances de título diminuírem.

Por ironia, a vitória alvinegra ajudou o grande rival Palmeiras, agora novo líder do campeonato com 62 pontos.

Em um campo castigado pelas fortes chuvas que atingem o Sul do Brasil e também por montagem de palco de show musical recente, o Grêmio, como esperado, partiu para o ataque, mas também cedeu espaços logo no início. Aos seis minutos, João Pedro fez carga em cima de Bidu, dentro da área, e todo o Corinthians pediu pênalti na hora. A arbitragem não assinalou e o VAR não chamou o juiz Rodrigo José Pereira Lima (PE).

Logo na sequência, o defensor corintiano Bruno Méndez fez falta muito violenta em Besozzi. A arbitragem assinalou cartão amarelo, mas, chamada pelo VAR, revisou o lance e aplicou vermelho direto. Eram dez minutos de jogo e o Corinthians, fora de casa, ficava com um jogador a menos contra um time que havia vencido todas as partidas nas últimas cinco rodadas e lutava para assumir a ponta.

Contudo, mesmo com o cenário muito adverso, o Timão se portou bem, defendeu com muita aplicação e dificultou ao máximo as ações ofensivas dos gremistas. No único ataque mais lúcido, aos 23 minutos, o Grêmio até balançou a rede com Galdino, mas Suárez, autor da assistência, estava impedido e o gol foi corretamente anulado.

Aos 31 minutos, escanteio para o Corinthians, rebote e Bruno Alves afasta parcialmente, Lucas Veríssimo devolve para a área e Ángel Romero (foto destaque), em belo giro, acerta a bola no ar e abre o placar: 0 x 1.

A partir disso, o Grêmio intensificou a pressão. Os gaúchos chegaram com Carballo, Galdino duas vezes e Reinaldo de fora da área. No entanto, na única chance clara com Galdino, aos 46 minutos, cara a cara, o atacante não chutou forte e Cássio fez boa defesa.

No segundo tempo, o Grêmio seguiu no ataque e Suárez, em cobrança de falta, exigiu grande defesa de Cássio. No escanteio, Suárez ganhou de cabeça da defesa, mas colocou a bola para fora. Aos 12 minutos, dentro da área, Suárez, mesmo com pouco ângulo, tem outra boa oportunidade, mas atira para fora.

O Grêmio chega em jogada de linha de fundo aos 17 minutos, com o cabeceio de André indo para fora. Aos 20 minutos, a bola sobrou para Suárez dentro da área em rebote de escanteio, mas o atacante uruguaio bateu mal, longe do gol. Não era dia do astro gremista e principal responsável pelo time estar em busca da ponta.

No minuto 26, Cássio sente dor e pede substituição. O goleiro já havia feito oito defesas na partida. No lugar dele, Carlos Miguel fica com a responsabilidade de defender a meta corintiana. Aos 36 minutos, Bruno Alves é expulso por falta dura em Fagner no meio campo e os times ficam 10 x 10, facilitando as ações defensivas finais dos corintianos.

O Timão teve a chance de matar o confronto aos 42 minutos com Romero, livre dentro da área. O chute foi defendido por Gabriel Grando. No abafa, o Grêmio ainda teve duas cabeçadas de Gustavo Martins, ambas para fora.

Ao longo do jogo, a posse de bola foi quase toda do Grêmio (75% x 25%), com ampla superioridade nas finalizações (26 x 10) e nas conclusões certas (9 x 4).

Em duelo direto, Botafogo leva empate no final e não é mais o líder
Primeiro colocado do Brasileirão desde a terceira rodada, o Botafogo não é mais o líder. Após quatro derrotas seguidas, o time até jogou bem melhor hoje, mas cedeu o empate ao Bragantino aos 51 minutos do segundo tempo, em confronto direto valendo a luta pelo título no Nabizão, com cerca de dez mil pessoas. Com o placar de 2 x 2, o Botafogo é o segundo colocado, com 60 pontos, e o Bragantino quarto, com 59 pontos.

Os dois times têm um jogo a menos. Assim, o Botafogo ainda é o único time do certame que depende de suas próprias forças para ser campeão. Contudo, para não precisar de qualquer tropeço dos seus adversários, teria de vencer os cinco jogos que faltam, algo que parece ser bem complicado para quem não ganha há seis partidas.

No jogo deste domingo, o Fogão mostrou poder de reação. Logo aos três minutos, o Bragantino abriu o placar com o uruguaio Thiago Borbas, aproveitando rebote da trave em forte chute de fora da área de Vitinho.

Mesmo com o baque inicial, os cariocas aos poucos tentavam buscar o ataque e construir jogadas para empatar a partida. E os gols chegaram em dose dupla. Primeiro, Victor Sá em belo tiro de fora da área aos 35 minutos. Dois minutos depois, Victor Sá cruza, Juninho Capixaba corta mal e a bola fica com Eduardo para estufar as redes: 1 x 2.

O jogo não teve mais grandes ações na primeira etapa. No segundo tempo, o Bragantino foi para a pressão total e, aos cinco minutos, chegou três vezes com perigo, mas sem colocar a bola dentro do gol. Depois de algumas mudanças, os cariocas se acertaram na defesa e tiveram um grande contra-ataque para ampliar, mas os chutes de Hernández, primeiro, e Diego Costa, no rebote, pararam no goleiro Cleiton e na defesa do time do energético Red Bull. Hernández ainda teve um bom chute, que passou perto.

Nos minutos finais, o Bragantino imprimiu uma enorme pressão. Aos 48 minutos, Alerrandro dispara uma bomba da risca da área e a bola passa raspando a trave. Aos 51 minutos, não teve jeito. Sorriso faz boa jogada pela direita, cruza e Thiago Borbas cabeceia com perfeição: 2 x 2.

O árbitro havia dado dez minutos de acréscimo e o Bragantino quase encontrou a virada com Alerrandro, que tentou completar um chute cruzado para dentro da área. A bola passou muito perto.

Ao longo do jogo, o Bragantino teve muito mais posse de bola (66% x 34%), finalizações (25 x 11) e conclusões certas (7 x 4).

Francês faz gol salvador para o Vasco chegar a 40 pontos
Em jogo muito difícil contra o lanterna e já rebaixado América, o Vasco da Gama conseguiu um triunfo fundamental por 2 x 1, no São Januário lotado por 19,4 mil pessoas. O gol da vitória foi marcado pelo francês Dimitri Payet, em cobrança de falta espetacular aos 49 do segundo tempo.

O Vasco abriu o placar logo aos quatro minutos com o argentino Pablo Vegetti completando cruzamento rasteiro da direita. De cabeça, o Coelho empatou aos 13 minutos de jogo com o uruguaio Mastraini, que já marcou seu 11º gol no campeonato. O jogo encaminhava-se para o empate, quando o francês de 36 anos acertou a cobrança perfeita de falta.

Torcida do Vasco da Gama fez lindo recebimento do time na entrada em campo; Cruzmaltino conquistou três pontos fundamentais

Os dois times carimbaram a trave e Léo Jardim precisou fazer uma defesa cara a cara pouco antes do segundo gol do Vasco. Com um jogo a menos, os cariocas estão na 15ª colocação com 40 pontos. Os mineiros têm apenas 21 pontos.

Ao longo do jogo, equilíbrio na posse de bola (49% x 51%), nas finalizações (17 x 16) e nas conclusões certas (6 x 6).

Galo vence Goiás em Belo Horizonte
Com destaque para Hulk, autor de um gol e uma assistência, o Atlético Mineiro venceu o Goiás por 2 x 1 diante de 29,1 mil pessoas na Arena MRV, em Belo Horizonte. O gol do Goiás foi marcado por Dodô, no final do jogo.

O galo jogou mais de 30 minutos com um jogador a menos, após a expulsão de Igor Gomes. O placar já era 1 x 0. Nos acréscimos, quase o Goiás empatou a partida – o zagueiro Maurício Lemos tirou em cima da linha.

Atacante Hulk foi o grande destaque da partida, marcando gol e dando assistência

O Galo teve menos posse de bola (48% x 52%), finalizações (8 x 21) e conclusões certas (4 x 6). Os mineiros estão na quinta colocação com 57 pontos. O Goiás é 18° com 35 pontos.

Cuiabá vence Fortaleza
Na Arena Pantanal, o Cuiabá, fiel à sua estratégia de atacar com verticalidade e tentar muito o jogo de transição, venceu o Fortaleza por 2 x 1, em uma partida com bola na trave dos dois lados e boas defesas dos goleiros Walter e João Ricardo. Os gols do Dourado foram marcados por Deyverson, de cabeça, aos seis minutos, e Isidro Pitta, de pênalti, aos 47 do segundo tempo. Yago Pikachu ainda descontou para o Fortaleza no oitavo minuto de acréscimo da etapa final.

Atacante Deyverson abriu o placar para o Cuiabá na importante vitória em casa; time já é o nono colocado

O Cuiabá terminou com muito menos posse de bola (35% x 65%), inferioridade nas finalizações (7 x 13), mas superioridade nas conclusões certas (4 x 3). O Dourado já é nono com 47 pontos. O Fortaleza, que tem dois jogos a menos, é 12º com 43 pontos.

Empates em Salvador e Santos
Na Itaipava Arena Fonte Nova, Bahia e Athletico Paranaense empataram pelo placar de 1 x 1 diante de quase 33,9 mil pessoas. O Bahia, que jogou melhor, abriu o placar com Everaldo, de pênalti, aos 28 minutos do segundo tempo. O uruguaio Canobbio empatou de cabeça aos 42 minutos do segundo tempo, aproveitando cobrança de escanteio.

O Bahia finalizou 28 vezes, mas só cinco delas no alvo. O Furacão só concluiu seis vezes, sendo quatro delas no alvo. A posse de bola terminou equilibrada (51% x 49%). O Bahia é 16º com 28 pontos, apenas um ponto a mais que o Cruzeiro, que tem dois jogos a menos. O Furacão é sétimo com 51 pontos.

Na Vila Belmiro, Santos x São Paulo empataram pelo placar de 0 x 0. O São Paulo foi melhor na partida, tendo um gol anulado por impedimento por centímetros, além de acertar duas vezes a bola na trave. O São Paulo terminou com muito mais posse de bola (30% x 70%), enquanto as finalizações (11 x 12) e as conclusões certas (3 x 3) foram equilibradas. O Santos chegou à 14ª colocação com 42 pontos, enquanto o São Paulo, que tem um jogo a menos, é o 10º com 46 pontos.

Por causa da data Fifa (período de jogos das seleções), o Brasileirão agora só terá a 35ª rodada a partir do dia 25 de novembro. Antes disso, porém, nos dias 18 e 22 de novembro serão realizados os jogos atrasados.

Confira os melhores momentos de todas as partidas deste domingo:

Bragantino 2 x 2 Botafogo

 

Grêmio 0 x 1 Corinthians

 

Bahia 1 x 1 Athletico Paranaense

 

Vasco da Gama 2 x 1 América

 

Santos 0 x 0 São Paulo

 

Atlético Mineiro 2 x 1 Goiás

 

Cuiabá 2 x 1 Fortaleza

 

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro:

 

Fotos: Rodrigo Coca/Agência Corinthians, Matheus Lima/Vasco da Gama, Assessoria Atlético Mineiro e Assessoria Cuiabá

Imagem: Brasileirão Oficial

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News