Histórico! Com três gols do astro uruguaio Luis Suárez (foto destaque), todos marcados em um intervalo de apenas 19 minutos no segundo tempo, o Grêmio conseguiu uma virada épica e venceu o Botafogo por 3 x 4, no Rio de Janeiro, no São Januário (o Nilton Santos estava cedido para show musical) lotado por 17,4 mil pessoas, na noite dessa quinta-feira, 9 de novembro, no encerramento da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado marcou o quinto triunfo consecutivo do Grêmio na competição e levou o time a 59 pontos, mesma pontuação do ainda líder Botafogo (que tem um jogo a menos) e do terceiro colocado Palmeiras. A diferença dos cariocas para os gaúchos é no saldo de gols, segundo critério de desempate. Os dois times têm mais vitórias que o Palmeiras, primeiro critério de desempate.
Ainda na disputa pelo campeonato, estão o Bragantino, quarto colocado com 58 pontos (com 32 jogos, mesmo número do Botafogo), e o Flamengo, quinto colocado com 56 pontos (e também 32 jogos). O jogo a menos dos dois times é justamente entre eles, no Maracanã.
Já o Botafogo, que chegou a liderar com 14 pontos de vantagem, está em queda livre, acumulando o quinto jogo sem ganhar, sendo quatro derrotas seguidas no Rio de Janeiro. A conquista do troféu, que não vai para General Severiano desde 1995, parece estar cada vez mais complicada, tanto pela fase técnica do time, como emocional. Nessa quinta-feira, o time chegou a estar na frente, com 3 x 1, quando permitiu a virada do Tricolor Gaúcho e não encontrou qualquer força para reagir.
No jogo, o Botafogo começou melhor e, após um domínio quase completo nos minutos iniciais, tramou uma boa jogada pela esquerda com Hugo cruzando com perfeição para Diego Costa matar no peito e atirar para o fundo da rede: 1 x 0, aos seis minutos. Contudo, mal deu para comemorar. Três minutos depois, em jogada pelo meio, Carballo acerta lindo passe em profundidade para Everton Galdino, que, cara a cara com o goleiro, atirou no canto esquerdo cruzado: 1 x 1.
Aos 19 minutos, Júnior Santos ficou com um rebote dentro da área, bateu forte e a bola passou muito perto do gol gremista defendido por Gabriel Grando. Aos 29 minutos, Marlon Freitas serve Diego Costa pelo meio, o atacante bate forte, Grando defende e, no rebote, Júnior Santos só empurra para o gol vazio: 2 x 1.
Aos 37 minutos, Besozzi dribla Di Plácido dentro da área, bate forte e Lucas Perri defende para escanteio. Na cobrança, Carballo desvia para trás de cabeça, Suárez tenta completar, a bola sobe e Perri consegue tirar antes de Bruno Alves tentar cabecear quase em cima da linha para empatar o jogo.
O jogo não teve mais chegadas de perigo no primeiro tempo. Na segunda etapa, com menos de um minuto, excelente jogada do Botafogo pela direita e Di Plácido cruza para Marlon Freitas, na área, sozinho, completar para o gol: 3 x 1.
Contudo, novamente, como aconteceu na quarta-feira 1º de novembro, quando vencia o Palmeiras por 3 x 0 e perdeu por 3 x 4, o Botafogo sucumbiu contra outro concorrente direto ao título.
Aos quatro minutos, Ferreira tenta um chute da entrada da área pelo lado esquerdo, a bola bate na zaga e sobra para Luis Suárez. O uruguaio driblou a marcação com enorme categoria e, de canhota, atirou para o fundo do gol: 3 x 2. Dois minutos depois, Ferreira tocou para Suárez dentro da área. Desequilibrado, ele bateu por cima do gol.
No entanto, apenas dois minutos após esse lance, Ferreira, pela esquerda, ganha de Di Plácido e coloca por elevação dentro da área para Luis Suárez, que não perdoa: 3 x 3, aos oito minutos do segundo tempo.
Perdido, o Botafogo não mostrava qualquer reação, enquanto o Grêmio controlava a bola na busca por espaços. Aos 24 minutos, os espaços apareceram e novamente o craque Luis Suárez pega a bola na intermediária, tabela com Villasanti, fica na cara do gol e atira para o fundo da rede: 3 x 4, em uma virada espetacular.
Como já vem fazendo a diferença para o Grêmio em todo o campeonato, a atuação de Suárez o credencia para ser o melhor jogador da competição. O uruguaio tem 14 gols (três atrás do artilheiro Paulinho) e dez assistências. Essa foi apenas a segunda vez que um jogador marca três gols em uma mesma partida no Brasileirão 2023 – o centroavante Everaldo também marcou na vitória por 4 x 6 do Bahia contra o Goiás.
Desestruturado, o Botafogo até chegou ao ataque algumas vezes, mas com pouco perigo. O Grêmio, no contra-ataque, criou duas boas oportunidades não aproveitadas por muito pouco. Ao longo do jogo, houve equilíbrio na posse de bola (52% x 48%), nas finalizações (12 x 13) e nas conclusões certas (5 x 6).
Veja os melhores momentos de Botafogo 3 x 4 Grêmio:
Santos vence, afasta-se do perigo e afunda o Goiás
Em Goiânia, no Hailé Pinheiro (Serrinha), lotado por 11,8 mil pessoas, o Goiás perdeu para o Santos por 0 x 1, estacionou nos 35 pontos na 17ª colocação e vê as chances de se salvar do rebaixamento cada vez menores. Por sua vez, a vitória foi fundamental para o Peixe, que subiu para 41 pontos e agora é o 13º colocado, quatro pontos à frente da zona de descenso.
O Goiás foi melhor no primeiro tempo e logo com dois minutos pediu um pênalti em Alano, que não foi assinalado pela arbitragem. O Esmeraldino seguiu atacando e teve, aos 16 minutos, uma grande oportunidade em chute muito forte de Maguinho livre pela direita dentro da área. João Paulo fez uma defesa sensacional e salvou o Santos.
Sem aproveitar as outras chegadas, o jogo foi para o intervalo empatado sem gols. Na segunda etapa, os paulistas melhoraram e começaram a levar perigo. Os dois times trocaram ataques e, quando parecia que o empate em 0 x 0 prevaleceria, o Peixe aproveitou um bate e rebate após escanteio e fez o gol do jogo com Julio Furch aos 42 minutos.
Ao longo da partida, a posse de bola foi muito maior do Esmeraldino (59% x 41%), enquanto as finalizações terminaram em 13 x 15, com equilíbrio nas conclusões certas (3 x 4).
Veja os melhores momentos de Goiás 0 x 1 Santos:
Cuiabá aproveita erros e vence em Salvador
Na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, com 33,9 mil pessoas, o Cuiabá aproveitou uma série de erros do Bahia e venceu por 0 x 3. Com o resultado, o Dourado chega a 44 pontos, na décima colocação, e está muito perto de consolidar a sua permanência na Série A. Já o Bahia, 15º com 37 pontos, se vê bastante ameaçado, tendo em vista que a pontuação é a mesma do Cruzeiro, primeiro time na zona de rebaixamento.
O jogo foi todo condicionado a partir dos 20 minutos, quando Camilo Cândido cometeu pênalti, tirando uma bola que entraria no gol com o braço. Ele foi expulso e Deyverson acertou a cobrança: 0 x 1. Na segunda etapa, o Cuiabá ampliou em dois contra-ataques. Primeiro, com Isidro Pitta aos 32 minutos; depois, fechou o placar com Ronald, no final dos acréscimos.
O Bahia até dominou as ações tendo muito mais posse de bola (63% x 37%), finalizações (15 x 11), mas foi superado nas conclusões certas (4 x 6) e o Cuiabá contou com as principais oportunidades.
Veja os melhores momentos da grande vitória do Cuiabá:
Empate em duelo de alvinegro em São Paulo
Diante de 30,3 mil pessoas na Neo Química Arena, em São Paulo, Corinthians e Atlético Mineiro empataram por 1 x 1. Ángel Romero, de cabeça, abriu o placar aos 23 minutos após uma falta lateral bem cobrada por Renato Augusto, e Paulinho, agora artilheiro do campeonato com 17 gols, empatou aos 22 minutos da etapa final.
O resultado não foi bom para nenhuma das equipes. O Timão, 14º com 41 pontos, continua com a necessidade de seguir somando pontos para se afastar da zona de rebaixamento. Já o Galo, sexto com 54 pontos, perdeu contato com os cinco primeiros.
Os paulistas fizeram um primeiro tempo bastante superior, enquanto a etapa final foi mais equilibrada, sendo que o Galo teve melhores ações. Ao longo do jogo, o goleiro atleticano Everson foi um dos destaques, com oito defesas. Os mineiros terminaram o jogo com superioridade na posse de bola (39% x 61%); houve equilíbrio nas finalizações (15 x 14), mas o Corinthians teve mais conclusões certas (9 x 8).
Confira os melhores momentos do empate em São Paulo:
Fotos: Alexandre Durão/Grêmio, Raul Barreta/Santos e Assessoria Cuiabá
Imagem: Brasileirão Oficial