Com o apoio da grande maioria dos 64,6 mil presentes no Maracanã na noite dessa quarta-feira, 8 de novembro, o Flamengo conseguiu uma grande vitória pelo placar de 3 x 0 sobre o Palmeiras, chegou a 56 pontos na quinta colocação e entrou na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Segundo colocado com 59 pontos (mesmo número de pontos do líder Botafogo), o Palmeiras perdeu a chance de assumir a ponta do campeonato.
O jogo começou com certo equilíbrio e a primeira chegada foi do Palmeiras, em cobrança de falta lateral, que por pouco não foi desviada para dentro do gol. Aos seis minutos, o Flamengo respondeu com muito perigo. Cruzamento na segunda trave, Pedro cabeceia, Weverton faz grande defesa; no rebote, Everton Cebolinha atira e Weverton defende de novo.
Aos 13 e 14 minutos, duas boas chegadas do Verdão. Na primeira, Endrick faz grande jogada individual e cruza rasteiro; a bola atravessa toda a pequena área e Breno Lopes não consegue empurrar para o gol. Depois, Breno recebeu do lado esquerdo da área e disparou uma bomba de pé direito e Rossi, na sua única defesa em toda a partida, espalmou para escanteio.
Aos 18 minutos, o Mengão é mortal em seu ataque. Pulgar acerta passe primoroso para Pedro (foto destaque), que, de frente para o gol, bate de cavadinha por cima de Weverton: 1 x 0, em lindo gol para festa do Maracanã.
A partir do gol, os comandados de Tite começam a tomar conta do jogo e assustam com Cebolinha batendo e exigindo mais uma boa intervenção de Weverton. Aos 29 minutos, os cariocas dobraram a vantagem. Rossi chuta para frente, Everton Cebolinha domina na esquerda, dribla para Mayke para dentro e lança por elevação no capricho para Arrascaeta, de cabeça, fazer 2 x 0.
Na sequência, Luiz Araújo ainda teve oportunidade de chutar, mas colocou à esquerda do gol. Com boa vantagem, o Flamengo controlou o jogo até o final da etapa inicial.
Para o segundo tempo, o treinador palmeirense Abel Ferreira promoveu mudanças ofensivas em busca de mais uma reação épica. Os planos, porém, afundaram logo aos três minutos, com a expulsão do zagueiro Gómez, por falta no meio de campo contra Arrascaeta, que ficaria livre sem nenhum adversário, tirando o goleiro à sua frente. Embora Arrascaeta estivesse muito longe da meta adversária, o lance foi considerado com possibilidade clara e manifesta de gol.
Com um a menos e dois gols de desvantagem, não houve qualquer chance para o Palmeiras. Pelo contrário, a situação ficou bastante cômoda para o Flamengo, que, em linda jogada coletiva aos 19 minutos, ampliou o placar com mais um gol de Pedro.
Agora, tanto o Palmeiras quanto o Botafogo ficam de olho no confronto entre Botafogo e Grêmio nesta quinta-feira. Ambos torcem por um empate, pois vitória gaúcha colocaria o Tricolor na segunda posição com o mesmo número de pontos do Botafogo e do Palmeiras – todos com 59 pontos. Já uma vitória do alvinegro daria um fôlego bom para o time da Estrela Solitária, que abriria três pontos de vantagem com um jogo a menos.
Ao longo da partida, a posse de bola foi equilibrada (52% x 48%), houve empate nas finalizações (12 x 12) e ampla superioridade do Flamengo nas conclusões certas (6 x 1).
Veja os melhores momentos de Flamengo 3 x 0 Palmeiras:
São Paulo vence na Vila Belmiro
Em Santos, o São Paulo jogou como mandante na Vila Belmiro com 11,9 mil pessoas e venceu o Bragantino por 1 x 0, gol de Erison, de pênalti, aos 48 minutos do segundo tempo. O São Paulo foi melhor no primeiro tempo e o Bragantino, que poderia assumir a liderança em caso de vitória, levemente superior na etapa final.
Ao longo do jogo, o Tricolor Paulista teve mais posse de bola (58% x 42%), finalizações (15 x 10) e conclusões certas (5 x 3). O pênalti chegou após uma boa jogada de linha de fundo pela esquerda de Caio Paulista, derrubado dentro da área.
O São Paulo chegou a 45 pontos na nona colocação, enquanto o Bragantino é terceiro com 58 pontos.
Veja os melhores momentos da vitória do São Paulo:
Coelho perde e já está rebaixado
Ao perder por 0 x 3 para o Coritiba, o lanterna América já não tem mais chances de permanecer na primeira divisão e vai jogar a Série B em 2024. O time acumula apenas 21 pontos nos seus 33 jogos já disputados. Na noite dessa quarta-feira, o Coxa Branca construiu a vitória com gols de Bruno Gomes e Marcelino Moreno no primeiro tempo e Robson na etapa final.
Na penúltima colocação, os paranaenses somam só 27 pontos e estão dez atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Para escapar, precisam fazer uma campanha perfeita nos cinco jogos restantes e contar com muitos resultados paralelos.
Veja os melhores momentos de América 0 x 3 Coritiba:
Empate na Ligga Arena
Com 19,8 mil pessoas na Ligga Arena, em Curitiba, Athletico Paranaense e Fortaleza fizeram uma partida movimentada e equilibrada que terminou empatada pelo placar de 1 x 1. O resultado foi ruim para os paranaenses, que veem o G6 mais longe e, portanto, não conseguiram se classificar para a próxima Copa Libertadores.
O Leão do Pici abriu o placar com Guilherme, aos nove minutos do segundo tempo, mas o Furacão empatou três minutos depois em cabeçada de Willian Bigode. Com os donos da casa com mais iniciativa, o final do jogo foi eletrizante, com os times perdendo oportunidades claras de lado a lado.
Durante a partida, o Furacão teve mais posse de bola (57% x 43%) e finalizações (20 x 13), mas houve igualdade nas conclusões certas (3 x 3). O Athletico é sétimo com 50 pontos, enquanto o Fortaleza, que tem dois jogos a menos, é o décimo com 43 pontos.
Confira os melhores momentos do empate em Curitiba:
Empate sem gols no Beira-Rio
No Beira-Rio, em Porto Alegre, diante de 18,6 mil torcedores, o Internacional não aproveitou a vantagem de jogar contra um time descaracterizado do Fluminense (apenas quatro titulares começaram a partida) e apenas empatou pelo placar de 0 x 0 com os cariocas, campeões da Libertadores de 2023.
Com menos posse de bola (39% x 61%), o Inter buscou muito mais o ataque, finalizando 20 vezes (contra oito dos cariocas), mas pecou na pontaria, com apenas cinco conclusões certas, algumas delas facilmente defendidas pelo goleiro Fábio. O Fluminense, por sua vez, acertou quatro vezes no gol colorado.
O resultado foi ruim para o Inter, que, com 43 pontos na 11ª colocação, ainda segue na necessidade de somar pontos para não ter risco de queda e para se classificar para a Copa Sul-Americana de 2024. O Fluminense é oitavo com 46 pontos e um jogo a menos.
Melhores momentos de Inter 0 x 0 Fluminense:
Botafogo x Grêmio nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, tem mais quatro jogos. Às 19 horas, Goiás x Santos, no Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia, e Corinthians x Atlético Mineiro, na Neo Química Arena, em São Paulo. Os dois jogos podem ser vistos apenas no Premiere. Às 20 horas, o Bahia recebe o Cuiabá, na Itaipava Arena Fonte Nova, em jogo apenas do Premiere e o Botafogo, em São Januário (Nilton Santos cedido para show musical), enfrenta o Grêmio, em jogo com transmissão do Sportv.
Essa partida entre Fogão e Grêmio é de caráter muito decisivo. Depois de verem uma vantagem de 14 pontos evaporar, os cariocas, que estão há quatro jogos sem vencer, têm a chance de novamente abrir três pontos de vantagem e com um jogo a menos. Por outro lado, o Grêmio tem a oportunidade de assumir a segunda colocação, em caso de vitória e com os mesmos 59 pontos do líder Botafogo.
A partida entre Cruzeiro e Vasco, em Belo Horizonte, foi adiada para o dia 22 de novembro.
Fotos: Marcelo Cortes/Flamengo, Rubens Chiri/São Paulo e Gabriel Thá/Coritiba