O Exército de Israel assegurou hoje que 50.000 palestinianos retiraram do norte da Faixa de Gaza em direção ao sul do enclave e pelo segundo dia consecutivo, através de um “corredor humanitário” estabelecido pelos militares.
“50.000 habitantes de Gaza atravessaram no dia de hoje o corredor de evacuação”, indicou na rede social X o COGAT, organismo do Ministério da Defesa israelita que controla os assuntos civis nos territórios palestinianos ocupados.
Juntamente com esta mensagem, o organismo publicou uma foto que sugere um grupo de palestinianos em movimento.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, rejeitou novamente esta quarta-feira a perspetiva de um cessar-fogo em Gaza, a meio de relatos de negociações para uma trégua temporária com o Hamas.
“Eu gostaria de acabar com todos os tipos de rumores falsos de que estamos a ouvir de todos os tipo e reitero uma coisa clara: não haverá cessar-fogo sem a libertação dos nossos reféns”, garantiu o governante.
Uma fonte próxima ao Hamas havia afirmado anteriormente que estavam em andamento negociações para a libertação de uma dúzia de reféns detidos pelo grupo, incluindo seis americanos, em troca de três dias cessar-fogo em Gaza.
Fonte: Lusa