O exército israelita, que está no seu primeiro mês de guerra contra o grupo islamita Hamas, anunciou hoje que as suas tropas estão a combater dentro da cidade palestiniana de Gaza pela primeira vez em anos.
“Pela primeira vez em décadas, as Forças de Defesa de Israel estão a combater no coração da cidade de Gaza”, declarou hoje Yaron Finkelman, comandante do Comando Sul do exército israelita.
“Neste preciso momento, os nossos soldados estão a eliminar terroristas, a descobrir túneis, a destruir armas, enquanto continuam a avançar para o coração do inimigo”, declarou o major Finkelman num comunicado militar.
O Governo dos Estados Unidos sublinhou hoje que se opõe a uma nova ocupação de longo prazo de Gaza por Israel, depois do primeiro-ministro israelita ter manifestado a intenção de assumir indefinidamente a segurança do território após a guerra.
“Na nossa opinião, os palestinianos devem estar no centro destas decisões, Gaza é território palestiniano e continuará a ser território palestiniano”, frisou o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, em declarações aos jornalistas.
“Em geral, não apoiamos a reocupação de Gaza e Israel também não a apoia”, acrescentou.
Fonte: Lusa





