O exército israelita anunciou nesta segunda-feira a detenção da ativista Ahed Tamimi, de 22 anos, ícone internacional da causa palestina, durante uma operação na Cisjordânia ocupada.
“Ahed Tamimi, suspeita de incitamento à violência e de atividades terroristas, foi detida na cidade de Nabi Saleh. Tamimi foi transferida para a custódia das forças de segurança israelitas para ser interrogada”, declarou um porta-voz do exército à AFP.
A ativista foi detida durante uma operação do exército israelita “destinada a deter indivíduos suspeitos de estarem envolvidos em atividades terroristas e de incitamento ao ódio” no norte da Cisjordânia ocupada, acrescentou a mesma fonte.
Ahed Tamimi tornou-se famosa aos 14 anos, após ser filmada mordendo um soldado israelita para impedi-lo de deter seu irmão mais novo, imobilizado no chão, com o braço engessado.
Desde então, tornou-se um ícone mundial da causa palestina e é considerada pelos palestinos como um exemplo de coragem face à repressão israelita nos territórios palestinos ocupados.
Fonte: Lusa