Como de praxe, após feriados que ocorrem nas quintas-feiras, o governador do estado e a prefeita de Palmas normalmente decretam pontos facultativos, isentando o funcionalismo público da obrigatoriedade de comparecer aos seus postos de trabalho no dia subsequente.
O governador Wanderlei Barbosa, por meio do Decreto nº 6.690, publicado nesta quarta-feira, 1º de novembro, no Diário Oficial do Estado (DOE), concede ponto facultativo para os servidores públicos estaduais nessa sexta-feira, 3. Vale ressaltar que no dia 2 de novembro é feriado nacional, Dia de Finados.
Segundo o decreto, é dever dos dirigentes dos órgãos e entidades estaduais do governo do Tocantins garantirem que os serviços essenciais em suas áreas continuem funcionando sem interrupção. Os órgãos do Poder Executivo Estadual voltam a funcionar normalmente na segunda-feira, dia 6.
Prefeitura
A prefeita Cinthia Ribeiro também publicou decreto municipal concedendo ponto facultativo para os servidores da administração municipal nessa sexta-feira, conforme informou ao portal a secretária de comunicação da Prefeitura de Palmas Ivonete Mota.
Transporte coletivo
Como noticiado no portal RJN, em decorrência do feriado nacional de 2 de novembro, Dia de Finados, nessa quinta-feira, o transporte coletivo urbano em Palmas será gratuito com acesso aos ônibus pelas portas traseiras. Na sexta-feira, 3, ponto facultativo, não haverá gratuidade ou alteração no número de veículos e rotas, com funcionamento normal.
A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece no próximo domingo, 5; para facilitar o acesso dos candidatos aos locais de aplicação da prova, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) irá reforçar as linhas do transporte coletivo com 12 veículos a mais, para atender as demandas dos estudantes. A prova do Enem será aplicada em unidades de ensino da capital.
De acordo com o superintendente de transporte da ATCP, Morisdant Saboia, o Enem movimenta toda a cidade e, por isto, as linhas serão reforçadas nos dois domingos, primeira e segunda etapas. “O reforço ocorrerá com a intenção de evitar aglomerações e garantir o transporte seguro dos alunos aos locais de provas”, afirma.
Saboia destaca que as linhas alimentadoras poderão ser distribuídas para os locais de provas que apresentarem maior demanda por parte dos usuários. Já as demais linhas funcionarão com suas rotas e itinerários sem alterações.
Fotos: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins – Redação ATCP/Palmas