Cerca de 50 mil pessoas devem passar pelos cemitérios em Araguaína

Ao todo, 35 comerciantes, devidamente cadastrados, realizarão vendas de velas e flores, além de comidas e bebidas, nos dois cemitérios.

Na próxima quinta-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, Araguaína espera receber pelo menos 50 mil visitantes nos dois cemitérios públicos da cidade, o São Lázaro e o Monte Sinai. A Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) está finalizando a limpeza e revitalização dos locais, que ficarão abertos à população das 6 às 18 horas.

Para proporcionar mais conforto aos visitantes, a prefeitura de Araguaína está preparando estruturas com tendas, cadeiras, banheiros climatizados e bebedouros. Segundo o presidente da Funamc, Neif Gomes, uma equipe do órgão estará de plantão no Cemitério São Lázaro, o maior da cidade, para tirar dúvidas das famílias sobre a regularização dos túmulos.

“Existem algumas pendências que precisam ser resolvidas e estaremos à disposição para esclarecer tudo o que for necessário. Nosso objetivo maior é que as famílias prestem suas homenagens e tenham a tranquilidade em saber que o espaço está sendo bem cuidado”, explica Neif.

Para tratar de assuntos administrativos, a população pode comparecer ao escritório do Cemitério São Lázaro, localizado na Rua Belo Horizonte, nº 276, no Setor Urbano, de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

Segurança e saúde

Durante todo o Dia de Finados, os cemitérios contarão com o seguinte suporte: Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal de Araguaína (GMA). Devido à movimentação maior esperada no Cemitério São Lázaro, uma equipe da Secretaria da Saúde de Araguaína estará no local para dar suporte aos visitantes.

Programação de missas

Dentro da programação especial do Dia de Finados, estão previstas três missas no Cemitério São Lázaro. A população poderá participar das celebrações às 7 horas, 9 horas e 16 horas. Para dar suporte aos participantes, a prefeitura irá montar duas tendas com cadeiras.

Comercialização de velas e flores

Como de costume nesta época do ano, as vendas de flores, velas e demais artigos aquecem o comércio local. Ao todo, 35 comerciantes, devidamente cadastrados, realizarão a venda desses produtos, além de comidas e bebidas, nos dois cemitérios.

Colaboração dos visitantes

A Funamc também orienta sobre a limpeza e os cuidados com os túmulos. “Muitas pessoas já estão comparecendo, limpando e trocando as flores dos túmulos. Isso contribui bastante com a organização do local. Mas solicitamos que as famílias se antecipem e façam esses cuidados o quanto antes, porque no dia haverá uma grande circulação de pessoas e essas limpezas particulares podem complicar um pouco o fluxo”, ressaltou Neif.

Outra recomendação importante é sobre os vasos e demais recipientes usados para colocar flores e outros adereços. É fundamental que as pessoas usem opções com furos na base para não acumularem água da chuva e se tornarem criadouros do mosquito da dengue.

Fotos: Marcos Filho Sandes

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News