Sábado, 28 de outubro de 2023. Data que pode entrar para a história do futebol brasileiro e, especialmente, do Nordeste. O Fortaleza enfrenta a LDU de Quito pela final da Copa Sul-Americana, em Maldonado, no Uruguai. A partida será às 17 horas e quem ganhar fica com a taça. Caso haja empate, a decisão vai para a prorrogação e, persistindo a igualdade, o título será definido nos pênaltis.
O jogo será transmitido pelo SBT (canal 9.1 em Palmas) e pelo canal por assinatura ESPN (Star+). Enquanto os equatorianos tentam mais um título internacional – o clube tem uma Libertadores, uma Copa Sul-Americana e duas Recopas Sul-Americanas – , o Leão do Pici busca fazer história e consagrar-se como o primeiro time do Nordeste brasileiro a ter uma conquista sul-americana de alto nível. O clube já vem numa ascensão nacional extraordinária, tendo em vista que em 2017 ainda estava na Série C – Terceira Divisão do futebol no país.
O palco do jogo é o Estádio Domingo Burgueño Miguel, localizado na cidade de Maldonado, adjacente à cidade litorânea de Punta del Este, no Uruguai, que sediará a 22ª final do torneio continental.
Técnicos argentinos
A estratégia da final tem assinatura argentina. Os argentinos Juan Pablo Vojvoda, de 48 anos, no Fortaleza, e Luis Zubeldía, de 42 anos, na Liga de Quito. Ambos são conhecidos por sua ótima leitura de jogo, por saberem fazer movimentos táticos no momento certo para derrubar seus adversários e por tirarem o melhor proveito de seus jogadores.
Zubeldía, em sua segunda passagem como técnico da LDU, depois de treinar os universitários entre 2014 e 2015, está acostumado a lidar com a pressão de treinar um campeão equatoriano.
Com Informações da Conmebol
Imagem: Reprodução Conmebol