No Choque-Rei no Allianz Parque com 32,6 mil pessoas, o Palmeiras não tomou conhecimento do São Paulo e goleou o rival por 5 x 0 em um dos sete jogos da abertura da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Verdão chegou aos 50 pontos na terceira posição, nove atrás do líder Botafogo. O São Paulo é o 10º com 38 pontos.
O jogo foi de um time só. Apenas o Palmeiras teve chances reais de gol, terminou a partida com ampla superioridade nas finalizações (12 x 3) e nas conclusões certas (8 x 0). Já a posse de bola foi um pouco maior dos visitantes (46% x 54%).
Logo aos quatro minutos, o Palmeiras marcou com Richard Ríos, de cabeça, mas o gol foi anulado corretamente por impedimento. No entanto, o Verdão seguiu atacando até que, em excelente jogada coletiva aos 16 minutos, Breno Lopes completou para o fundo do gol já sem goleiro e quase na risca fatal. Dez minutos depois, lançamento espetacular do meio campo de Ríos para Breno Lopes, que recebe em velocidade, espera o goleiro sair e atira por cobertura (foto destaque no momento do chute) na saída do goleiro Rafael, marcando um lindo gol: 2 x 0.
Com o São Paulo atordoado, o Palmeiras seguia dominando a partida e buscava espaços para matar logo o jogo, até que no final do primeiro tempo Wellington Rato derrubou Zé Rafael dentro da área. Pênalti que Piquerez cobra e acerta: 3 x 0.
No segundo tempo, as coisas não mudaram. Logo no início, o Palmeiras teve uma sucessão de chutes dentro da área e, por pouco, não ampliou. Aos 16 minutos, Rafinha é expulso no time do São Paulo por duplo amarelo e deixa tudo ainda mais fácil para o Palmeiras.
O time da casa dominou as ações e, sem forçar muito, chegou ao quarto gol com Marcos Rocha em mais uma jogada coletiva completada quase dentro da meta aos 39 minutos. Para fechar a festa, Piquerez, que já havia marcado de pênalti e dado uma bela assistência, acertou um chutaço espetacular de fora da área e deu números finais ao jogo aos 42 minutos: 5 x 0 e muita festa da torcida verde.
“Duas vitórias” do Botafogo
Sem vencer o seu último confronto e com o seu jogo contra o Fortaleza adiado nesta rodada, o Botafogo corria o risco de ver dois adversários se aproximarem. Nada feito: o Bragantino foi derrotado em casa pelo Atlético Mineiro por 1 x 2, no Nabizão, em Bragança Paulista, com 5,9 mil pessoas, e o Flamengo perdeu por 3 x 2 para o Grêmio, em Porto Alegre, diante de 22,3 mil torcedores.
Os gols do Galo contra o time da Red Bull foram marcados por Hulk, de pênalti, aos 36 minutos, e Igor Gomes, aos 35 do segundo tempo, em belíssima jogada concluída com um lindo chute da entrada da área. Talisson descontou para o Bragantino após boa jogada individual aos 39 minutos da etapa final.
Com o resultado, o time da Red Bull permanece na segunda posição com 52 pontos, sete atrás do Botafogo, que agora tem um jogo a menos. O Galo é sétimo, com 46 pontos, e está na briga para ingressar no G6 em busca de uma vaga na Copa Libertadores de 2024.
Já na Arena do Grêmio, o Flamengo começou na frente com um lindo gol de Everton Cebolinha com três vitórias pessoais seguidas, entre dribles e divididas, aos 42 minutos da primeira etapa.
No segundo tempo, o Grêmio jogou melhor, até que encontrou três gols em apenas dez minutos – Ferreirinha aos 31 minutos, Nathan aos 36 minutos e André aos 41 minutos. Luiz Araújo descontou para os cariocas restando um minuto para o fim do tempo complementar. O Flamengo perdeu a chance de assumir a segunda colocação e é o quarto colocado com 50 pontos. O Grêmio é sexto com 47 pontos.
Cruzeiro e Corinthians sobem na tabela
Muito próximos da zona de rebaixamento, Cruzeiro e Corinthians conseguiram vitórias cruciais. A Raposa obteve seu primeiro triunfo no Mineirão no campeonato ao derrotar o Bahia por 3 x 0 com o apoio da grande maioria dos 36 mil presentes.
O Cruzeiro foi muito superior em toda a partida, tanto que o Bahia sequer acertou o alvo durante o confronto. Os gols Celeste foram marcados por Kanu (contra) de cabeça aos 19 minutos de jogo, Marlon em cruzamento torto que o goleiro baiano Marcos Felipe espalmou para dentro aos oito minutos da etapa final e Bruno Rodrigues em bela conclusão a dois minutos do fim do tempo regulamentar.
O Cruzeiro é o 12º com 37 pontos e o Bahia é o 15º com 34 pontos.
Por sua vez, o Corinthians derrotou o Cuiabá por 0 x 1, na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso, diante de 36,6 mil pessoas. O jogo foi muito equilibrado e o Cuiabá até teve mais volume. Porém, das 18 finalizações, só conseguiu acertar duas no alvo. Já o Timão teve cinco conclusões certas das nove realizadas.
O gol da partida saiu em jogada aérea, após cobrança de falta de Rojas, cabeçada de Gil que Ángel Romero completou para dentro aos 32 minutos da etapa final.
Viradas de Flu e Furacão
Com a cabeça e a preparação para a final da Libertadores em 4 de novembro no Maracanã, o Fluminense teve uma exibição de luxo do seu ataque e venceu o Goiás por 5 x 3 no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, com apoio de quase todos os 4,8 mil presentes.
Aos 13 minutos, os cariocas já perdiam por 0 x 2, com os gols esmeraldinos sendo marcados por Allano e Matheus Babi. No entanto, o Fluminense descontou com Felipe Melo de cabeça aos 17 minutos, empatou com John Arias aos 37 minutos, virou com o próprio Arias aos dois minutos do segundo tempo, ampliou com Keno, de pênalti, aos oito minutos e voltou a marcar mais um com Keno aos 17 minutos. O Goiás descontou com um golaço espetacular de voleio de Julián Palácios aos 23 da etapa final.
O Fluminense é o oitavo com 45 pontos, enquanto o Goiás está na 16ª posição com 31 pontos e torce por derrotas do Santos e do Vasco da Gama nesta quinta-feira para não entrar na zona de rebaixamento.
Em Curitiba, na Ligga Arena com 20,6 mil pessoas, o Athletico Paranaense, agora quinto colocado com 48 pontos, superou o lanterna América (19 pontos) por 3 x 2, também de virada. Mastriani abriu o placar para o Coelho em um chutaço de fora da área aos 12 minutos, mas o Furacão empatou com Erick aos 28 minutos, virou com aos 45 minutos e ampliou em lindo chute de fora da área de Vitor Bueno nos acréscimos da etapa inicial. No segundo tempo, os mineiros descontaram através de uma cabeçada de Martínez.
Jogos de hoje
Na quinta-feira, 26 de outubro, rodada dupla com transmissão do Sportv e times que estão na parte de baixo da tabela: Vasco da Gama x Internacional às 19 horas, em São Januário, no Rio de Janeiro, e Santos x Coritiba, às 21h30, na Vila Belmiro.
Confira, abaixo, os melhores momentos e os 30 gols marcados nos sete jogos:
Bragantino 1 x 2 Atlético Mineiro
Athletico Paranaense 3 x 2 América
Fotos: César Greco/Palmeiras, Assessoria Atlético Mineiro, Lucas Uebel/Grêmio, Gustavo Aleixo/Cruzeiro, Rodrigo Coca/Agência Corinthians, Marcelo Gonçalves/Fluminense e José Tramotin/Athletico Paranaense