Em grande estilo Goiânia completa 90 anos e comemora vários títulos

Com vários eventos, Goiânia, a capital de Goiás, comemora 90 anos de fundação, nesta terça-feira, 24. A cidade fundado por Pedro Ludovico Teixeira é hoje uma das mais belas e importantes capitais brasileiras, sendo a maior do Centro-Oeste, com quase 1,5 milhão de habitantes.

Há 90 anos o goiano visionário Pedro Ludovico Teixeira, médico e político, nascido na Cidade de Goiás, GO, em 23 de outubro de 1891, e falecido em Goiânia, GO, no dia 16 de agosto de 1979. lançou a Pedra Fundamental da Construção de Goiânia, planejada na época para ser a Capital definitiva do Estado de Goiás.

Depois de se formar em medicina no Rio de Janeiro, o jovem Pedro Ludovico retornou a Goiás em março de 1916, fixando residência na pequena Bela Vista de Goiás, onde começou a clinicar. Em 1917 mudou-se para Rio Verde, sul de Goiás, e no ano seguinte casou com Gercina Borges Teixeira. Participou da Revolução de 1930. Em 24 de outubro do mesmo ano foi determinada a sua remoção para a cidade de Goiás, mas durante o percurso veio a notícia da vitória da revolução. Assim, Pedro Ludovico chegou ao destino não mais como prisioneiro, mas para assumir a liderança de um movimento vitorioso e o governo provisório do estado de Goiás. Em 21 de novembro, foi nomeado interventor do estado.
Em 1933 foi decidida a reconstitucionalização do país, e Ludovico tomou parte ativa na criação do Partido Social Republicano (PSR), que viria a preencher todas as cadeiras da representação goiana na Constituinte de 1934. Em 1935, seguindo as normas da Constituição federal votada no ano anterior, reuniu-se a Assembleia Constituinte do estado de Goiás, que o elegeu governador.

Em novembro de 1937, com a decretação do Estado Novo, permaneceu à frente do governo estadual, mais uma vez como interventor. No início de 1945, com a crise do Estado Novo e o surgimento de novos partidos políticos, participou intensamente da criação do Partido Social Democrático (PSD), do qual foi presidente em seu estado. Cinco dias após a queda de Getúlio Vargas, foi substituído na interventoria, depois de 15 anos consecutivos à frente do executivo estadual. Pedro Ludovico, fundador de Goiânia é um dos maiores nomes da história do Estado de Goiás.

Da bravura e inteligência de Pedro Ludovico nasceu Goiânia

A nova capital de Goiás, nascida em 24 de outubro de 1933, foi inicialmente planejada para 50 mil habitantes. Hoje é a maior cidade do Centro-Oeste (sem contar o entorno: Trindade, Senador Canedo, Bela Vista, Aragoiânia, Inhumas, Goiandira, Nerópolis, Terezópolis, Abadia de Goiás, Goianápolis…) tem 1.437.237 (IBGE 2022). Goiânia cresceu em extensão, verticalização e economia. Conquistou vários títulos como “Capital Verde”, “Capital Ecológica do Centro-Oeste”, “A Capital das Mulheres Mais Bonitas do Mundo”, “A Capital do Pequi”, “A Capital da Moda”, “A Capital das Picapes”, “A Capital da Gabiroba”, “A Capital da Jabuticaba”, “A Capital da Gueroba”, “A Capital da Galinha Caipira”, dentre outros títulos.

Aniversário de 90 anos de Goiânia terá show de graça de Leonardo e outros artistas

O 90º aniversário de Goiânia, comemorado nesta terça-feira 24, será marcado por diversas apresentações musicais gratuitas para a população. A programação, que vai até o dia 31, conta com desfile cívico-militar e show da esquadrilha da fumaça, apresentações artísticas de Rio Negro e Solimões, Leonardo e Tony Allyson e artistas regionais. Leonardo é o responsável por encerrar a noite. O show irá acontecer na Estação Ferroviária, às 21h. Além do ex parceiro de Leandro e intérprete do grande sucesso “Rumo à Goiânia”, o evento também terá várias apresentações de artistas locais, gospel e católicos. Todas essas ações culturais foram aproveitadas para fazer parte da “Campanha Goiânia 90 Anos Sempre Rosa”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Goiânia para a prevenção do câncer de mama, alusiva ao Outubro Rosa.

Ligação entre o Tocantins, Palmas e Goiânia

Como capital de Goiás, antes da divisão do estado e criação do Tocantins Goiânia era a base referencial para tudo na região norte do estado, hoje Tocantins. Mesmo depois da emancipação política do Tocantins, em 5 de outubro de 1988, o estado e a capital Palmas ainda tem muita ligação com Goiânia, principalmente na área econômica. O comércio de Palmas e de muitas cidades do Tocantins ainda dependem de Goiânia.

Na área política muitos nomes de destaque, que já exerceram e estão em exercícios de mandatos são goianos, goianienses ou se formaram na capital goiana. Alguns chamam Goiânia de “Cidade-Mãe”, de Palmas e do Tocantins, mas outros acham que as duas cidades são irmãs. De uma forma ou de outra, o grau de “parentesco” territoral e histórico existe. Talvez seja por causa dessa ligação, dependência afetiva, econômica e até mesmo cultural, que o destino mais procurando pelos palmenses e tocantinenses nos finais de semanas prolongados, feriados e férias é Goiânia.

FOTOS: Flávio Clark e Divulgação

OUTRAS FOTOS DE GOIÂNIA

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News