Construção civil apresenta crescimento de 33,3% na geração de emprego; veja os números

Dados do Caged apontam grande aumento na geração de emprego na construção civil do Tocantins: foram 1.178 novas vagas no primeiro semestre de 2023.

Se os números do primeiro trimestre de 2023 já foram motivo de comemoração para a construção civil no Tocantins, o segundo trimestre confirma a boa fase do setor. Com um saldo positivo de 673 vagas formais entre março e junho, segundo dados do Novo Caged, o crescimento representa um aumento de 33,3% em relação às 505 vagas geradas entre janeiro e março. Em comparação com o primeiro semestre de 2022, os números são ainda mais impressionantes: os primeiros seis meses de 2023 geraram 1.178 vagas, contra irrisórias 26 vagas no mesmo período do ano passado.

Os dados mostram não apenas o crescimento do setor, mas a sua importância cada vez maior para a recuperação da economia e do mercado de trabalho no estado. Das 8.486 vagas formais geradas nos primeiros seis meses do ano passado, 26 foram na construção civil, o que representa uma contribuição de menos de 1%. Já no primeiro semestre deste ano, das 8.680 vagas formais geradas no estado, 1.178 foram na construção civil, representando uma contribuição de 13,6%.

Ainda segundo o Novo Caged, os dados de julho de 2023, divulgados em agosto, indicam que o segundo semestre deve continuar apresentando resultados animadores. O saldo positivo de 286 vagas na construção civil foi responsável por 21% do saldo total de 1.163. Ou seja, a construção civil foi responsável por nada menos do que uma em cada cinco vagas formais geradas no mês de julho no Tocantins.

De acordo com o construtor Jimmy Reile, com o aumento de vagas, falta mão de obra: “Nós estamos precisando de trabalhadores, desde ajudantes, pedreiros e encanadores”.

A obra de Jimmy é a maior do segmento de hotelaria na região de Luzimangues e deve ficar pronta em abril do ano que vem.

Um salto expressivo nos números de um setor que contribui bastante para a economia do estado e que reflete na retomada do crescimento do país.

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News