Em uma noite dos times visitantes, Atlético Mineiro, Flamengo e Bragantino conseguiram importantes vitórias fora de casa para subir na tabela de classificação. Além disso, o encerramento da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro teve um 3 x 3 de Fluminense e Corinthians, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Na estreia do técnico Tite no time do Flamengo, os cariocas venceram o Cruzeiro por 0 x 2, diante de 37 mil pessoas no Mineirão, em Minas Gerais. O jogo começou equilibrado, com uma chegada boa para cada lado, mas no final do primeiro tempo o Rubro-negro aproveitou as falhas do time azul e abriu o placar com Ayrton Lucas, aos 39 minutos, no rebote e em jogada coletiva com o lateral recebendo dentro da área, limpando a marcação e atirando sem dificuldade para abrir o placar.
Cinco minutos depois, Pedro, de pênalti, ampliou o marcador: 0 x 2. No segundo tempo, o Cruzeiro até tentou pressionar, mas só levou perigo em chutes de longe. Ao longo do jogo, o time da casa teve menos posse de bola (43% x 57%), finalizou mais (12 x 9) e acertou mais no alvo (5 x 2). O Flamengo é o terceiro com 47 pontos. O Cruzeiro é o 15º com 31 pontos.
Galo segue escalada
O Atlético Mineiro segue na sua escalada rumo às primeiras posições e, com gols da sua dupla de ouro – Hulk, a dois minutos de partida, em chute de fora da área e Paulinho (foto destaque), aos 31 da segunda etapa, aproveitando excelente lançamento de Saravia – venceu o Palmeiras no Allianz Arena com 27,7 mil pessoas por 0 x 2.
O Galo foi melhor em toda a partida, chegou a acertar a trave uma vez e ainda desperdiçou chance clara de dentro da pequena área. Ao longo do jogo, os mineiros terminaram com menos posse de bola (56% x 44%), equilíbrio nas finalizações (12 x 13) e nas conclusões certas (4 x 3). Contudo, além dos gols, as melhores oportunidades foram todas do Atlético.
Com a quinta vitória seguida, o Galo agora é sétimo com 43 pontos, apenas um atrás do Palmeiras (quinto colocado) e do Grêmio, que está na quarta posição.
Bragantino reduz vantagem do Botafogo
Letal no primeiro tempo e escapando de um sufoco inicial, o Bragantino venceu o Santos por 1 x 3 na Vila Belmiro lotada por 12,8 mil pessoas. O Bragantino abriu o placar aos nove minutos com Eduardo Sasha, que aproveitou rebote do travessão em lindo chute de fora da área de Aderlan. Antes disto, o Santos havia finalizado nove vezes, inclusive acertando a trave e perdendo gol de dentro da pequena área.
Aos 29 minutos, de pênalti, Eduardo Sasha ampliou o placar: 0 x 2. Mesmo dando espaços, o Santos atacava e criava oportunidades boas, mas, por falta de pontaria, qualidade e sorte em algumas vezes, a bola não entrou. No segundo tempo, Eric Ramos, logo aos dois minutos, chuta da entrada da área, a bola bate em um defensor e entra: 0 x 3. O Santos prosseguiu atacando, mas só encontrou a rede uma vez, em gol contra marcado pelo zagueiro Ortiz aos 41 minutos do segundo tempo.
O time da casa, que apesar da péssima situação na tabela e de mais uma derrota em casa foi aplaudido pela torcida pelo esforço, terminou o jogo com mais finalizações (26 x 15), porém acertou menos no alvo (7 x 9) e teve menos posse de bola (37% x 63%).
O Bragantino é vice-líder com 49 pontos, nove pontos atrás do Botafogo. O Santos é o 17º e está na zona do rebaixamento com 30 pontos.
Empate eletrizante no Rio de Janeiro
No Maracanã com 36,9 mil pessoas, Fluminense e Corinthians empataram em jogo eletrizante com seis gols. Os paulistas, que tiveram uma atuação precisa e eficiente no primeiro tempo, terminaram a etapa inicial com vantagem de 1 x 3, com dois gols de Yuri Alberto e um de Fábio Santos, de pênalti. Lima havia feito o empate parcial para o Tricolor Carioca.
Na segunda etapa, porém, o finalista da Libertadores mostrou seu jogo e massacrou o adversário, finalizando 17 vezes e marcando dois gols – Lima em chutaço espetacular de fora da área e John Arias em jogada em velocidade. Além disso, várias outras oportunidades foram criadas e o goleiro Cássio fez pelo menos três defesas difíceis.
O Fluminense terminou o jogo com muito mais posse de bola (76% x 24%), finalizações (24 x 7) e conclusões certas (10 x 3). O Fluminense é o nono com 42 pontos e o Corinthians é o 13º com 32 pontos.
Na parte de baixo da tabela, há um equilíbrio total. O Internacional, 12º colocado, tem 32 pontos e está apenas dois pontos à frente do Goiás, 18º, que tem 30 pontos. Assim, são sete times separados por dois pontos. O 17º e 18º colocados serão rebaixados, junto com os dois últimos. O campeonato tem mais 12 rodadas.
Confira a classificação completa abaixo:
Confira os melhores momentos das partidas dessa quinta-feira:
Palmeiras 0 x 2 Atlético Mineiro
Fotos: Marcelo Cortes/Flamengo, Ari Ferreira/Bragantino, Atlético Mineiro/Divulgação e Mailson Santana/Fluminense
Imagem: Brasileirão Oficial