O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nessa quinta-feira (madrugada de sexta em Lisboa) que tanto os militantes do grupo islamista palestino Hamas, que ataca Israel, quanto o presidente russo Vladimir Putin, que invade a Ucrânia, buscam “aniquilar” democracias.
“O Hamas e Putin representam ameaças diferentes, mas têm algo em comum: ambos querem aniquilar completamente uma democracia vizinha”, disse Biden em um discurso à nação feito na Sala Oval da Casa Branca.
O presidente norte-americano solicitou ao Congresso a aprovação de uma ajuda militar urgente para Israel e Ucrânia, argumentando que isso favoreceria a segurança dos Estados Unidos “por gerações”.
“É um investimento inteligente que renderá dividendos para a segurança dos Estados Unidos por gerações. Ajudará a manter as tropas americanas fora de perigo. Ajudará a construir um mundo mais seguro, mais pacífico e mais próspero para nossos filhos e netos”, disse Joe Biden.
O Presidente norte-americano disse ainda que o mundo não pode desistir de uma solução de dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina, argumentando que os dois povos merecem “viver em segurança”.
“Por mais difícil que seja, não podemos desistir da paz. Não podemos desistir da solução de dois Estados”, disse Joe Biden.
“Israel e os palestinos merecem igualmente viver em segurança, dignidade e paz”, frisou.
Fonte: dn.pt