Deputado Jair Farias solicita implementação de políticas públicas para o agronegócio

O fortalecimento do agronegócio fomenta a economia no campo e na cidade, criando uma vertiginosa cadeia de produção e prosperidade para toda a sociedade; em resumo, é o que trata o Anteprojeto de Lei que Jair Farias apresentou nessa quarta-feira, 18.

Visando promover, fomentar e modernizar o agronegócio no Tocantins, o deputado Jair Farias (União Brasil) apresentou no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins, nessa quarta-feira, 18, um Anteprojeto de Lei que dispõe sobre diretrizes para promoção, fortalecimento e crescimento do agronegócio no âmbito do Tocantins. Segundo Farias, essa lei poderá alavancar ainda mais as atividades no campo, “instituindo ações que fomentem produção, distribuição, inovação, integração, educação, cultura, tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade no setor”, argumentou em sua matéria.

O deputado entende que o agronegócio seja um setor estratégico para o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, uma vez que é responsável por produção de alimentos, geração de empregos, transferência da economia local, além de ser uma área que envolve múltiplas atividades, como pecuária, agricultura, extrativismo vegetal, turismo rural e de negócios, grandes eventos e pesquisas, dentre outras. “É necessário promover ações que fortaleçam o setor de forma sustentável, garantindo sua competitividade e preservando o meio ambiente. Nesse sentido, este Anteprojeto de Lei tem como objetivo estabelecer diretrizes que orientem as políticas públicas externas ao agronegócio, envolvendo o seu crescimento e desenvolvimento de maneira equilibrada e sustentável”, argumenta.

Jair Farias destacou também que as políticas públicas de fomento ao agronegócio são inovadoras, com o objetivo de contribuição para o desenvolvimento e a produtividade do setor agrícola. Essas políticas são fundamentais para garantir a segurança alimentar, promover a geração de empregos, contribuir para a economia e contribuir para o equilíbrio da balança comercial. O agronegócio desempenha um papel fundamental na segurança alimentar: produção de alimentos para a população. As políticas de fomento visam incentivar a produção agrícola, garantindo a disponibilidade de alimentos em quantidade e qualidade adequadas.

E mais: “Considerando que contribui significativamente para o desenvolvimento e crescimento econômico de um país, as políticas de fomento ao setor visam estimular investimentos, aumentar a produtividade, promover a inovação e contribuir para a competitividade internacional. Além disso, é de suma importância; o agronegócio é um gerador de empregos e renda, tanto no campo quanto na indústria e serviços relacionados. As políticas de fomento visam incentivar a criação de postos de trabalho, especialmente em regiões rurais, contribuindo para a redução das desigualdades sociais”, finaliza.

Fonte: Geovana Farias | Foto: Arquivo RJN

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News