Numa partida mais difícil do que a diferença abismal de 30 pontos na tabela de classificação, o líder Botafogo conseguiu uma importante vitória por 1 x 2 contra o lanterna América, em Belo Horizonte, na Arena Independência com 6,2 mil pessoas, na noite dessa quarta-feira, 18 de outubro, em jogo pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Agora, os cariocas têm 58 pontos, 12 pontos de vantagem sobre o Bragantino, que joga nesta quinta contra o Santos na Vila Belmiro. Já o Coelho fica com apenas 18 pontos, 22 pontos atrás do 16º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento.
O jogo, porém, foi bem mais equilibrado do que a classificação. O América buscou o ataque todo o momento e teve muito mais finalizações (24 x 6), além de ser superior nas conclusões certas (7 x 2). A posse de bola acabou equilibrada (47% x 53%). O herói botafoguense foi Júnior Santos, que abriu o placar aos 22 minutos, após bela jogada individual e um chute que contou com desvio da zaga e recolocou o Fogão na frente, no segundo tempo, em outra belíssima jogada individual com chute espetacular de fora da área aos cinco minutos da segunda etapa.
Antes, Martín Benítez havia empatado a partida em uma jogada em que driblou três adversários, tocou para Mastriani, recebeu de volta e atirou com categoria. Benítez ainda acertou uma bola na trave cara a cara e o América criou outras chances, pelo menos duas delas muito bem defendidas pelo goleiro Lucas Perri.
Parte de baixo da tabela muito embolada
Num dia sem empates, a parte de baixo da tabela ficou muito embolada. Com 30 pontos, o Goiás, 18º colocado, por exemplo, está apenas dois pontos atrás do Internacional, 12º colocado.
O Esmeraldino, inclusive, obteve uma vitória crucial por 2 x 0 sobre o São Paulo, em jogo disputado no Hailé Pinheiro (Serrinha), completamente lotado por quase 12,7 mil pessoas. Os dois gols foram marcados no primeiro tempo – Hugo, aos dez minutos, em chute espetacular de primeira, com a bola no ar após cobrança de escanteio do lado esquerdo, e Everton Morelli aos 50 minutos, que fez jogada individual após boa roubada de bola na intermediária.
O Goiás, como costuma fazer na maioria dos seus jogos, teve menos posse de bola (25% x 75%); porém, as finalizações foram equilibradas (7 x 8), assim como as conclusões certas (3 x 3). Nas chances reais, o Goiás também foi bem melhor, acertando a trave e ainda perdendo outra grande oportunidade.
Triunfo do Bahia em casa
Com apoio de quase 31,4 mil pessoas, o Bahia superou o Internacional por 1 x 0, em belo gol de Biel de fora da área aos 44 minutos do primeiro tempo. O jogo foi muito travado na primeira etapa e foi bastante movimentado no segundo tempo, quando não teve gol. Os donos da casa tiveram três gols bem anulados por impedimento e desperdiçaram chances claras.
Já o Colorado chegou a acertar a trave em uma cabeçada e teve dois bons chutes de Maurício. Nas estatísticas, os visitantes terminaram com mais posse de bola (46% x 54%), porém finalizaram menos (14 x 12) e também acertaram menos o alvo (4 x 1). O Bahia é o 13º com 31 pontos.
Vasco ganha e respira
Com 20,2 mil pessoas lotando o São Januário, o Vasco da Gama venceu o Fortaleza por 1 x 0, em belo gol do francês Dimitri Payet aos 13 minutos do segundo tempo, em chute de canhota da entrada da área. O resultado dá um respiro ao Vasco, que é 16º com 30 pontos e segue sua escalada rumo à salvação.
Os cariocas foram levemente superados na posse de bola (48% x 52%), porém finalizaram mais (18 x 12) e tiveram vantagem nas conclusões certas (8 x 4). O Vasco teve as melhores oportunidades e poderia ter feito mais gols. Contudo, na parte final da partida, foi pressionado pelos cearenses, mas conseguiu sustentar a vitória.
Furacão vence em Porto Alegre
De virada, com um gol de Kaike Rocha aos 49 minutos do segundo tempo, o Athletico Paranaense derrotou o Grêmio por 1 x 2, em Porto Alegre, diante de quase 24,7 mil pessoas. Com um primeiro tempo bem superior e buscando muito o resultado, o Furacão acabou terminando o jogo com mais finalizações (11 x 20), conclusões certas (5 x 7) e um pouco menos de posse de bola (52% x 48%).
O Athletico acertou a trave logo no início, mas levou o Grêmio, que abriu o placar com Lucas Besozzi aos sete minutos, após receber passe de Luis Suárez. Mesmo assim, seguiu atacando, viu seu goleiro Bento defender uma bola cara a cara de Suárez e conseguiu o empate com Bruno Zapelli aos 37 minutos. No segundo tempo, foi a vez do Grêmio atacar mais, só que não marcou gols. Já os paranaenses chegaram à virada em bela cabeçada de Kaike Rocha, que aproveitou falta lateral bem cobrada por Esquivel. O Grêmio ainda é o terceiro, com 44 pontos, mesma pontuação do Furacão, na quinta posição.
Letal, Dourado derrota Coxa
Em Curitiba, com 20,8 mil pessoas no Couto Pereira, o Coritiba foi derrotado por 0 x 3 pelo Cuiabá. O Coxa, penúltimo do campeonato com apenas 20 pontos, lutou muito e buscou o ataque, mas fracassou demais na defesa e não conseguiu converter suas oportunidades. O Coritiba finalizou muito mais (19 x 8) e teve mais posse de bola (64% x 36%), porém foi superado nas conclusões certas (3 x 6).
Os gols da importantíssima vitória do Dourado foram marcados por Deyverson, de cabeça, aos 24 minutos, Isidro Pita em um chutaço espetacular de fora da área, aos 37 minutos da segunda etapa, e Raniele de cabeça aos 43 minutos da etapa final. O Dourado é 10º com 36 pontos.
Partidas desta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 19 de outubro, tem mais quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro. Às 19 horas, tem Palmeiras x Atlético Mineiro e Cruzeiro x Flamengo. Às 20 horas, Santos x Bragantino. Estas três partidas terão transmissão exclusiva do Premiere. Já às 21h30 é vez de Fluminense x Corinthians, com transmissão do Sportv.
Melhores momentos das partidas dessa quarta-feira, 18 de outubro:
Grêmio 1 x 2 Athletico Paranaense
Fotos: Vitor Silva/Botafogo, Cuiabá Oficial, Athletico Paranaense Oficial, Leandro Amorim/Vasco, Bahia Oficial e Assessoria Goiás