Sob a coordenação da senadora tocantinense professora Dorinha (UB/TO), a reunião da Bancada do Tocantins, realizada nessa quarta-feira, 18 de outubro, no Senado Federal, além da presença do senador Eduardo Gomes (PL/TO) e dos deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos/TO), Filipe Martins (PL/TO), Eli Borges (PL/TO), Carlos Gaguim (UB/TO) e Toinho Andrade (Republicanos/TO), contou com a participação de 30 prefeitos(as) tocantinenses. “O próximo passo será a compilação desses dados para que a Bancada decida o que será possível atender. Ficou definido que o governo federal será provocado para alocar R$1,00 para cada R$1,00 destinado pelos deputados federais e senadores”, explicou o senador Eduardo Gomes.
A reunião teve como pauta principal o debate do Orçamento 2024, bem como os projetos prioritários para os municípios. Dela participaram, também, representantes da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), da Embrapa e de universidades. “A união da Bancada Federal é fundamental para levar o maior volume de recursos possível para atender o estado. Temos conversado com vários ministros do governo federal e queremos fazer com que as nossas emendas possam atender as mais diversas áreas de forma objetiva, seja na educação, saúde, assistência social, segurança. O volume de recursos é importante e a nossa atuação é para atender o cidadão tocantinense”, destacou a coordenadora da Bancada.
O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Diogo Borges, agradeceu o apoio da Bancada Federal para as cidades tocantinenses e disse que os municípios só não entraram em colapso financeiro por causa das emendas destinadas pelos parlamentares, o que possibilitou atender diversas áreas, principalmente a saúde.
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB/TO), afirmou: “estivemos reunidos no intuito de conquistar recursos para serem aplicados nos municípios. A nossa solicitação prioritária foi saúde, na atenção primária, e assistência social. Ficamos felizes com o resultado, mas apreensivos, pois dividimos atenção com várias instituições. Estamos apreensivos nesse processo de escolha da Bancada”, pontuou o gestor.
Com Informações da Assessoria de Imprensa
Fotos: Rone Souza/Divulgação
Assista ao vídeo do senador Eduardo Gomes durante o encontro da Bancada