Para a BBC, o Hamas não é “terrorista”

Estação pública britânica diz que está a seguir um histórico princípio de neutralidade, que no entanto não aplicou a grupos como a Al-Qaeda ou o Daesh.

A recusa da BBC em chamar “grupo terrorista” ao Hamas – apesar deste ser assim classificado pelo Governo britânico, inclusivamente – levou ontem a uma manifestação organizada pela National Jewish Assembly às portas da estação pública de televisão.

Segundo o The Times of India, acorreram ao protesto centenas de pessoas. Nos cartazes que empunhavam podia ler-se palavras como “Se o rei pode chamar ao Hamas terroristas, vocês também podem” (ver foto),

A BBC tem defendido nos últimos dias a sua posição invocando um histórico princípio de neutralidade no noticiário diário, dizendo que estariam a “abandonar o dever de ser objetivo” se o fizessem – nas palavras do editor de Internacional, John Simpson.

Esta decisão tem, no entanto, estado sob uma chuva de críticas de vários setores, incluindo do governo. O ministro da Defesa, Grant Shapps, apelou na sexta-feira a que a emissora pública “respeite a lei e chame ao Hamas terrrorista”.

No passado recente, a BBC ligou explicitamente a “atos terroristas” as ações de grupos como a Al-Qaeda e o Daesh.

Fonte: dn.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News