O projeto busca instituir uma data para celebrar e promover a autoestima, a autoconfiança e a valorização das mulheres tocantinenses. De autoria do deputado estadual Marcus Marcelo (PL), a proposta que tramita na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins) sugere 21 de setembro como o Dia do Florescer da Autoestima da Mulher no Estado do Tocantins, com ações e atividades que visem o bem-estar emocional, social e econômico femininos.
Se aprovado, o Dia do Florescer da Autoestima da Mulher irá simbolizar o renascimento e a renovação da autoestima das mulheres, incentivando a busca pelo autodesenvolvimento, pela autoaceitação e pelo empoderamento femininos. Entre as propostas do projeto, está a promoção da autoestima das mulheres, desafiando estereótipos de gênero e padrões irreais de beleza.
Estão previstos ainda workshops, palestras e eventos que abordem temas como autoimagem positiva, saúde mental, liderança feminina e empoderamento econômico. Outro ponto importante do projeto é que neste dia haja incentivo da participação das mulheres em atividades culturais, esportivas e artísticas, que contribuam para o seu bem-estar emocional e social.
Também haverá divulgação de serviços de apoio psicológico, jurídico e social disponíveis para as mulheres do Estado.
Oportunidade e voz femininas
O deputado estadual Marcus Marcelo cita que a data representará um passo importante em direção à construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e inclusiva, em que as mulheres são valorizadas e empoderadas em todas as esferas da vida.
“Além disso, o empoderamento da mulher é essencial para a promoção da igualdade de gênero, para que possamos garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades, direitos e voz na sociedade. Isso não apenas beneficia as mulheres individualmente, permitindo que realizem seu potencial pleno, mas também contribui para o desenvolvimento social e econômico, promovendo a diversidade de perspectivas e a tomada de decisões mais equilibradas em todos os setores da sociedade”, destacou o parlamentar.
Marcus Marcelo ainda ressaltou que o Cemec (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura) tem buscado visibilidade para tão importante pauta, levando a proposta para as câmaras municipais de Araguaína, Ananás, Paraíso e Gurupi, onde está em tramitação.
Fonte: Thatiane Cunha | Foto: Ísis Oliveira