Donald Tusk proclama vitória para a oposição nas eleições na Polônia

As sondagens à boca das urnas dão a vitória ao partido no Governo, mas sem uma maioria, abrindo a porta a uma eventual aliança dos partidos da oposição.

O partido Lei e Justiça (PiS), do vice-primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski, venceu as eleições da Polónia, segundo a sondagem à boca das urnas, mas sem maioria, abrindo a porta a uma aliança da oposição, liderada pela Coligação Cívica do antigo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

A sondagem à boca das urnas da IPSOS para a TVN24 coloca o PiS à frente, com 36,8% dos votos, seguido da Coligação com 31,6%. A Terceira Via tem 13% e a Nova Esquerda consegue 8,6%. Tusk mostrou-se na campanha disposto a fazer uma aliança com estes dois partidos. A Confederação, possível aliada do PiS apesar de ter afastado esse cenário, tem 6,2%.

Traduzido em deputados, os três partidos da oposição terão 248 lugares no Parlamento onde se sentam 460 representantes, enquanto o PiS e a Confederação não vão além dos 212.

Tusk reagiu de imediato às sondagens, dizendo que “este é o fim dos tempos diabólicos, o fim do governo do PiS. Conseguimos”, disse aos apoiantes em Varsóvia.

O líder dos nacionalistas do PiS admitiu que, apesar do grande resultado, “não sabemos” se o partido tem capacidade de formar governo. “Dias de luta e tensões aguardam-nos”, afirmou Kaczynski aos apoiantes, após ser conhecida a sondagem à boca das urnas.

Para Kaczynski, se o partido for o mais votado, tem o direito de tentar formar uma coligação. “Quer fiquemos no poder ou na oposição, vamos continuar a implementar o nosso projeto e não deixaremos que a Polónia seja traída”, disse. O PiS está à frente do governo há oito anos.

Fonte: dn.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News